Prefeitura de São Paulo está entre as 100 unidades de inovação em governo mapeadas mundialmente

O laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo, (011).lab, passa a integrar mapeamento feito ao redor do mundo pela rede internacional Apolitical

 Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo deu mais um passo no reconhecimento internacional de práticas inovadoras que transformam a realidade da cidade. O laboratório de inovação em governo, (011).lab, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, foi inserido no mapeamento realizado pela Apolitical, uma rede internacional de troca de conhecimento sobre o tema.

Esse levantamento compilou e avaliou organizações transformadoras de governo, setor público e inovação política de todo o mundo. O (011).lab passa a configurar nessa lista como uma das cem organizações no mundo que estão ensinando as habilidades do futuro ao governo.

“Precisamos aproximar a administração do cidadão para melhorar a qualidade dos serviços municipais e construir uma cidade mais inteligente e humana. Investir na construção de capacidades para inovar e criar contexto para gestão da mudança na Prefeitura é um dos pilares de nossa atuação ”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

O laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo, (011).lab, oferece uma plataforma de trabalho focada na criação de experiências de trabalho intersetoriais que geram aprendizagem coletiva e exploram metodologias mais ágeis e efetivas para dialogar e resolver problemas complexos de interesse público. O (011).lab busca desenvolver competências para transformar gestores municipais em agentes de mudança e inovação na prefeitura.

Entre os projetos do (011).lab, estão as inovações do principal canal de atendimento da Prefeitura, o SP 156, desenvolvidas em parceria com a equipe responsável, como a modernização do portal (sp156.prefeitura.sp.gov.br) e do aplicativo SP 156.

Com o intuito de melhorar a experiência do cidadão e criar formas mais intuitivas e acessíveis de disponibilizar as informações no portal e aplicativo do SP156, a equipe do lab incentivou a aproximação e o diálogo entre servidores públicos e cidadãos com metodologias colaborativas e inovadoras.

O (011).lab também tem conduzido projetos de ciências comportamentais aplicadas a políticas públicas, nos quais intervenções simples e baratas buscam incentivar (ou desincentivar) determinadas ações. Exemplos disso são a mudança no conteúdo de uma carta ou no roteiro da fala de uma ligação. Os projetos envolvem temas como o pagamento de impostos em atraso, a redução de faltas no hospital, o combate aos criadouros do mosquito da dengue e o aumento da vacinação.

Mais informações em:
https://apolitical.co/government-innovation-lab-directory/
https://apolitical.co/government-learning-directory/