Lapa recebe projeto Mutirão nos Bairros

Ações serão concentradas na esquina das Ruas 12 de Outubro e Dr. Cincinato Pomponet

Neste sábado (22), as ações de zeladoria e das secretarias, realizadas pelo projeto Mutirão nos Bairros, serão realizadas no bairro da Lapa, Zona Oeste, na esquina das ruas 12 de outubro e Doutor Cincinato Pomponet. As vias do entorno como a Praça Jacomo Zanella, Viaduto da Lapa , Avenida Nossa Senhora da Lapa e Rua Pio XI, até a Rua Cerro Corá, receberão varrição, pintura de guias e postes, retirada de lambe-lambe, limpeza de bueiros e construção de rampas de acessibilidade.

A 12ª edição do evento contará com uma tenda de serviços compartilhada pelas secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e da Pessoa com Deficiência. Lá as equipes receberão denúncias de violência e discriminação contra a população negra, indígena e de violência contra mulheres. Também farão encaminhamento para equipamentos da rede de atendimento, além de distribuírem panfletos com orientações em defesa da mulher

A Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa esclarecerá dúvidas sobre os direitos dessa faixa etária e distribuirá exemplares do Estatuto do Idoso. Também serão realizadas acolhida e escuta para a defesa de direitos.

A Secretaria Municipal da Saúde irá promover vacinação contra febre amarela, sarampo caxumba e rubéola, além de dar informações sobre animais sinantrópicos (abelhas, aranhas, carrapatos, morcegos) e arboviroses (vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela).

Haverá, ainda, testes rápidos de HIV/Sífilis e distribuição de folhetos educativos, preservativos, escovas e creme dental. Práticas corporais com música, assim como orientações para prevenção de quedas em idosos farão parte da programação.

A Secretaria de Inovação e Tecnologia participará do evento por meio da abertura do Telecentro da Biblioteca Mario Schenberg, na rua R. Catão, 611, onde será permitido o uso dos equipamentos (20 computadores), entre 10h e 16h.

As equipes da Secretaria da Pessoa com Deficiência orientarão a população sobre Bilhete Único Especial e outras demandas. O Programa Cultura Inclusiva, os Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica e a Central de Intermediação de Libras (CIL), além do Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência farão parte da grade.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) será representada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. Durante a ação, as famílias em situação de vulnerabilidade social poderão fazer seu cadastramento no CadÚnico.

Trabalho
Quem precisar emitir Carteira de Trabalho ou precisa se recolocar no mercado deve procurar o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que fará parte do agenda. Na unidade da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento haverá atendimento e orientação sobre cadastro, identificação do perfil do empreendedor e oferta de soluções, assim como informações sobre parcelamento de DAS, MEI e configuração de nota fiscal e sobre o Vai TEC (Programa de Aceleração), entre outros.

Uma unidade de Coworking (espaço colaborativo de trabalho) também integrará o mutirão que contará, ainda, com divulgação e inscrições no sistema de formação de instituições parceiras.

Habitação
A Cohab estará presente prestando serviços à população com a van Cohab na Área, que realizará agendamentos para a central da habitação, orientação sobre cadastro, financeiro, boletos e esclarecimento de dúvidas.

Cultura
Aqueles que quiserem trocar seus livros por outros exemplares devem participar da feira que será promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.

SABESP
Uma agência móvel da Sabesp atenderá a população. Nela o público poderá solicitar parcelamento de dívidas e retirar segunda via da conta de água, além de outros serviços.
Também serão disponibilizados bebedouros para a população. Haverá distribuição de folhetos com informações sobre uso consciente da água, limpeza da caixa-d'água e divulgação do app Sabesp.