Cidade de São Paulo ganha lixeiras, fraldário, armários para escolas infantis e mobiliários urbanos fabricados por jovens de alta vulnerabilidade social

Programa da Prefeitura de São Paulo garante formação para duzentos jovens de baixa escolaridade todos os anos. Eles utilizam a rede FAB LAB Livre SP para desenvolvimento pessoal e profissional, além de contribuir com a cidade

Armário em escola pública, lixeira nas ruas, caixa para arrecadar livros e agasalhos, mesas e cadeiras para centros culturais, fraldário e torneira mecânica para banheiro público se tornar acessível, esses são alguns exemplos dos produtos desenvolvidos por cem jovens do programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital (JTFD) da Prefeitura de São Paulo. Todo esse mobiliário urbano foi fabricado nas doze unidades da rede FAB LAB LIVRE SP, os laboratórios públicos de fabricação digital da cidade de São Paulo.

“O nosso objetivo é utilizar a tecnologia para reduzir desigualdades e promover a inclusão social das mais variadas formas. Seja por meio dos telecentros com letramento digital; da democratização do acesso à internet com a expansão do WiFi Livre; ou com os laboratórios da rede FAB LAB, desenvolvendo capacidades criativas e habilidades profissionais em jovens expostos à situação de vulnerabilidade”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

O programa tem duração de seis meses e forma cem jovens por semestre. O perfil dos participantes são, em parte, jovens atendidos por políticas públicas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS); de baixa escolaridade e alta vulnerabilidade social.

Ao longo de 2019, os jovens se utilizaram de diversas técnicas de fabricação digital para produzir diversos tipos de mobiliário urbano como lixeiras, fraldários, torneiras mecânicas em banheiros de equipamentos públicos, exercendo a cidadania, participando da vida em comunidade e construindo uma cidade mais agradável para as pessoas.

Os jovens do FAB LAB CEU Heliópolis, por exemplo, construíram e reformaram lixeiras de reciclagem e lixos orgânicos, além de uma composteira para o CEU utilizando máquina de corte a laser e marcenaria. Já na unidade do Parque da Chácara do Jockey, as crianças do Centro de Convivência, CCA Gracinha, ganharam armário para guardar mochilas. Enquanto as crianças da EMEI e do CEI Parque Anhanguera receberam mesas e cadeiras fabricadas no laboratório do CEU no mesmo local.

Centros culturais também foram beneficiados com a criatividade e a disposição dos adolescentes. O Centro Cultural São Paulo ganhou mesas e cadeiras para a construção de um espaço de convivência do lado de fora do laboratório, beneficiando tanto funcionários quanto frequentadores do espaço. E o banheiro acessível do Centro Cultural da Juventude, na Brasilândia, ganhou torneira automatizada e fraldário.


“Não se trata apenas de desenvolver habilidades profissionais, buscamos garantir uma formação cidadã, coletiva e diversa para esses jovens”, reforça Annenberg.

Além de cursos e atividades voltados na área de fabricação digital, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia garantiu formação em Comunicação Não Violenta (CNV), integração com a comunidade Campus Party e debates sobre masculinidade tóxica e feminismos plurais.

As atividades de formação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e as soluções de mobiliário urbano foram desenvolvidas em todas as doze unidades da rede FAB LAB LIVRE SP da Prefeitura de São Paulo.

Conheça abaixo o projeto desenvolvido em cada uma das unidades:

FAB LAB CEU TRÊS PONTES
Placas de sinalização no CEU sobre conscientização do lixo na região e, se houver tempo, uma caixa para arrecadação de livros e agasalhos para a UBS da região. Produção na máquina de corte a laser e marcenaria.

FAB LAB CEU HELIÓPOLIS
Construção e reforma de lixeiras de reciclagem e lixos orgânicos, juntamente com uma composteira para o CEU. A produção será na máquina de corte a laser e marcenaria. Além disso, os jovens programaram um seminário de sensibilização aberto para o público do CEU e a turma JTFD sobre a temática tratada. A ideia parte de uma reflexão mais aprofundada sobre o tema de resíduos e lixo orgânico, a fim de encaminhar para outros projetos futuros, como uma horta automatizada e a filosofia de agricultura familiar dentro do CEU e entidades escolares ali presentes.

FAB LAB PARQUE DA CHÁCARA DO JOCKEY
Um armário para guardar mochilas das crianças da CCA Gracinha, localizada a poucos metros do Parque Chácara do Jockey. Os bolsistas estão em comunicação com alguns jovens do Gracinha para participarem no desenvolvimento e construção do projeto. A produção será na fresadora CNC e marcenaria. Se houver tempo, a turma pretende construir uma mesa de pebolim para a área de convivência do espaço, que conta com alguns brinquedos em péssimo estado de conservação.

FAB LAB GALERIA OLIDO
Lixeiras e papa-bitucas para a praça do Largo General Osório, próximo à cracolândia e no bairro onde a maioria dos jovens moram e convivem. A turma visitou o local e iniciou com protótipos nas impressoras 3D. A produção final será na marcenaria.

FAB LAB CCSP
Mobiliários, como mesas e cadeiras, para a construção de um espaço de convivência do lado de fora do laboratório. O objetivo é beneficiar tanto os usuários e os funcionários do CCSP com uma área de descanso, e o próprio laboratório como extensão para oficinas. A produção será feita com marcenaria e cortadora a laser.

FAB LAB SÃO JOAQUIM GUARAPIRANGA
Os jovens ajudaram na execução do projeto final da turma da Vila Itororó, um portão para a área de estoque de insumos do Fab Lab da Vila. Em conjunto, também realizaram um fliperama. De volta às atividades no Fab Lab São Joaquim Guarapiranga, os jovens produzirão mobiliários para o telecentro. A produção será feita com marcenaria e cortadora a laser.

FAB LAB CCJ
Um fraldário e uma torneira automatizada para o banheiro acessível do CCJ. O fraldário será realizado com a marcenaria e a torneira com a máquina de corte a laser, impressora 3D, arduino e sensores.

FAB LAB CENTRO CULTURAL DA PENHA
Um armário para guardar o figurino do teatro que dois bolsistas frequentam. A produção será feita na máquina de corte a laser e marcenaria. Os bolsistas pretendem decorar o mobiliário com fita de led e pintar com stencil produzido na laser.

FAB LAB CEU PARQUE ANHAGUERA
Mobiliários, como bancos e prateleiras, para as crianças da EMEI e CEI do CEU Parque Anhanguera. Serão produzidos com a cortadora a laser e marcenaria.

FAB LAB ITAQUERA
Mobiliários, como nichos decorativos e almofadas, para o abrigo da obra social Dom Bosco. A turma visitou o local e a produção dos mobiliários será feita na cortadora a laser e marcenaria e as almofadas na máquina de costura.

FAB LAB VILA ITORORÓ
Em conjunto com os jovens do Fab Lab São Joaquim Guarapiranga, a turma construiu um fliperama para a Vila Itororó. Também construíram e instalaram um portão para proteger e isolar a área de estoque de insumos do Fab Lab. A produção foi feita na marcenaria.

FAB LAB CFCCT
Mobiliários, como bancos e mesas de xadrez, para uma praça na Cidade Tiradentes especificamente na rua Quintana. Os mobiliários serão produzidos na fresadora CNC e marcenaria.


Conheça o programa Juventude Trabalho e Fabricação Digital
O programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital é uma parceria das secretarias de Inovação e Tecnologia; Direitos Humanos e Cidadania; e Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. Essa medida tem por objetivo realizar projetos de articulação da juventude nas periferias da cidade de São Paulo, por meio da fabricação digital, contribuindo para a inclusão de jovens e apoiando o desenvolvimento local, além de estimular o retorno à educação e o aumento da escolaridade dos participantes. Por ano, o programa forma duzentos jovens em alta vulnerabilidade social, na faixa etária de 16 a 20 anos, em toda a cidade.