São Paulo adere à rede internacional de fabricação digital e reforça compromisso por uma cidade sustentável

Em Amsterdã, a Prefeitura de São Paulo aderiu à rede Fab City, iniciativa global que conecta cidades dispostas a usar fabricação digital focada em sustentabilidade. Das cidades brasileiras que aderiram, a capital paulista é a única que possui uma rede pública de fabricação digital.

Nos dias 20 e 21 de junho, a Prefeitura de São Paulo participou do evento Fab City Summit realizado na cidade de Amsterdã, na Holanda. O evento marcou a entrada da capital paulista na rede Fab City, uma iniciativa global de cidades dispostas a transformar a economia urbana e a produção local por meio da fabricação digital.

Criada em 2014, a rede Fab City é uma iniciativa integrada do Massachussets Institute of Technology (MIT), a Fab Foundation e o Institute for Advanced Architecture of Catalonia (IAAC). Durante o evento, a cidade de São Paulo também compôs a mesa de um painel junto às cidades de Seul e Barcelona apresentando as particularidades do programa de fabricação digital na maior metrópole brasileira.

“A cidade de São Paulo levou a experiência dos FAB LAB’s e agora traz o que há de mais inovador em políticas públicas para que a cidade possa ser cada vez mais tecnológica, inteligente e humana”, aponta Bruno Covas, prefeito de São Paulo.

Com doze laboratórios de fabricação digital em toda a cidade e forte presença nas periferias, a rede FAB LAB Livre SP, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, passa a integrar a rede Fab City com outras 34 cidades, dentre elas Barcelona, Paris, Plymouth, Edimburgo e Cidade do México.

No Brasil, as capitais Curitiba, Belo Horizonte, Recife e o município de Sorocaba também fazem parte da rede Fab City. Das cidades brasileiras, apenas São Paulo possui uma rede pública de laboratórios de fabricação digital. 

A adesão de São Paulo contou com o apoio do Instituto Fab Lab Brasil, organização criada para aproximar os fab labs públicos e privados fazendo a conexão com empresas do setor privado, universidades e governos.

“Esse é o compromisso da Prefeitura de São Paulo em democratizar o acesso às novas tecnologias e criar condições de fabricar produtos voltados para uma cidade mais sustentável”, afirma Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

 


Saiba mais sobre o Fab City: https://fab.city/#fabcity-challenge

Conheça a rede FAB LAB LIVRE SP: http://fablablivresp.art.br

Sobre a rede FAB LAB LIVRE SP
A rede FAB LAB LIVRE SP é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que possui doze laboratórios de fabricação digital estrategicamente distribuídos no território, sendo três na região central e nove nas periferias da cidade, democratizando o acesso às tecnologias de fabricação digital.
Por meio da rede FAB LAB LIVRE SP, a cidade já desenvolve projetos alinhados com o conceito de Fab City, tais como:
• Fabricação de mobiliário para EMEBS (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos) e LEDs (Laboratórios de Educação Digital), em parceria com a SME
• Precious Plastic – construção de máquinas para reciclagem de plástico (CEU Três Pontes)
• Programa de Residência Maker em Habitação (Cidade Tiradentes)
• Automatização de hortas (Galeria Olido, São Joaquim e Vila Itororó)

Créditos: Divulgação SMIT