MobiLab+ fomenta soluções inovadoras com foco em cidades inteligentes

Laboratório de inovação aberta da Capital, iniciativa terá atividades ampliadas permitindo gestão colaborativa da cidade

O mobilab agora é +. A Prefeitura de São Paulo, por meio da secretaria de Inovação e Tecnologia e da Prodam, amplia as atividades de um dos primeiros laboratórios públicos de inovação da Capital.

Experiência bem-sucedida, o mobiLab se consolida há cinco anos como uma organização reconhecida nacional e internacionalmente pela inovação no segmento de mobilidade urbana, cuja abertura de dados permitiu o lançamento de uma série de aplicativos e ferramentas com foco no transporte e no trânsito.

Agora mobiLab+, o programa se debruça sobre os eixos relativos a cidades inteligentes na busca por soluções para os desafios da metrópole relacionados à educação, saúde, moradia, bem-estar, meio ambiente, além, claro, de mobilidade, entre tantos outros temas.

O mobiLab+ irá atuar como laboratório de inovação aberta da cidade, espaço para prospectar, experimentar e impulsionar novas respostas. Irá conectar a Prefeitura com empreendedores incorporando novas tecnologias à gestão.

O Prefeito Bruno Covas esteve no evento de lançamento da nova proposta do novo equipamento. "Aqui a notícia é positiva, principalmente, porque estamos lidando com conceitos importantes. O primeiro deles é vencer essa barreira que se criou por conta de vivermos num mundo digital com um Governo analógico. Um Governo que não responde na velocidade e na qualidade que a população demanda em políticas publicas", explica o Prefeito.

"Mas acima de tudo esse é um conceito que garante a participação da população na implementação, na formulação, na avaliação e no aperfeiçoamento de políticas públicas e esse é um grande diferencial, porque o costume era que de dentro de um gabinete, alguns que se consideravam experts julgavam o que se fazer e o que se deixar de fazer. O mobiLab permite que as pessoas tenham acesso à informação e, acima de tudo, possam ajudar o poder público a encontrar soluções", acrescenta.

"Estamos exatamente indo no amadurecimento da democracia e radicalizando o conceito de que a participação popular não se dá apenas a cada dois anos, na eleição. Ela se dá a todo o instante e momento", complementa o Prefeito. "Quanto mais a população se envolver, menos a Prefeitura vai errar", finaliza.

“Estamos trabalhando duro para transformar São Paulo numa cidade mais inteligente e humana. E para que isso aconteça contamos com a sociedade participando conosco da gestão da cidade, nosso capital empreendedor empenhado na proposição de soluções criativas”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
Sua principal inovação também é no jeito de fazer. Na forma com que irá ativar o ecossistema de inovação, mobilizando a comunidade de programadores, cientistas de dados, pesquisadores, ativistas e gestores por meio de seu programa de residência para startups cujo chamamento de empresas inovadoras e negócios de impacto social acontecerá no segundo semestre deste ano.

“Vivemos momentos em que a sociedade exige novas soluções, novos rumos, novas formas de lidar com antigos problemas. A tecnologia é a alavanca que São Paulo precisa para superar grandes desafios. Acredito que o mobiLab+ é um dos caminhos para tornar isso possível”, complementa Daniel Glaessel, diretor-presidente da Prodam.

A cocriação com usuários dos serviços públicos irá estimular a participação da sociedade civil. A inovação aberta é elemento central do concurso de projetos que irá contratar ou criar tecnologias de ponta.

Outra novidade é o lançamento de uma metodologia própria para identificar oportunidades de abertura de bases de dados inéditas e gerar valor público com o uso destes indicadores.

A expansão torna o mobilab+ uma experiência única no Brasil ao unir estratégias de inovação tecnológica e de governo aberto para acelerar a transformação digital da Prefeitura de São Paulo.