Prefeitura de São Paulo lança evento internacional sobre inovação no setor público

Entre os dias 7 e 9 de agosto, a capital paulista será palco de debate sobre práticas inovadoras para a gestão das cidades com representantes de diversos países como Colômbia, Chile, Argentina, Canadá e Uruguai. Inscrições abertas até 5 de julho.

No mês de agosto, a Prefeitura de São Paulo realizará o “Encontro Internacional de Inovação em Governo”. Essa iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia reflete a preocupação de discutir inovação de forma estratégica na gestão e prestação de serviços públicos municipais, para melhorar o atendimento ao cidadão e qualidade de vida.

O encontro acontece nos dias 7, 8 e 9 de agosto no centro histórico de São Paulo. As inscrições para participar vão até 05 de Julho e para ser voluntário até dia 09 de julho. Mais informações em https://011lab.prefeitura.sp.gov.br/evento2019/

Organizado pelo (011).lab, o laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo, o evento se insere na continuidade do primeiro encontro de laboratórios de inovação realizado em novembro de 2018, em Brasília, em parceria com o GNova, laboratório de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O encontro também é a ocasião de lançar o projeto de cooperação internacional entre o (011).lab e os laboratórios de Montevidéu (Uruguai) e Montreal (Canadá), apoiado pela rede internacional de cidades Metrópolis. O encontro contará com a participação de representantes internacionais incluindo Bogotá (Colômbia), entre outros.

“A metrópole paulistana tem dimensões gigantes de problemas e soluções. Queremos compartilhar e trocar experiências em nível nacional e internacional para criar um ambiente de práticas inovadoras e soluções criativas para enfrentar os mais diversos tipos de desafios e realidades”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Ao reunir servidores públicos de diversas cidades, países e governos, além de especialistas da academia e terceiro setor, o encontro se propõe a incentivar a troca de experiências a partir da prática. Entre as presenças internacionais confirmadas estão Aura Cifuentes, coordenadora da Equipe de Inovação Pública (EiP), Departamento Nacional de Planejamento, DNP, da Colômbia; e Juan Felipe Lopez, diretor-executivo da UNIT, e colaborador do NESTA e States of Change, foi Diretor Executivo do Laboratorio de Gobierno, do Chile.

Em nível nacional, grandes nomes dos atuantes em gestão pública e governo também estão confirmados como Gabriela Lotta, professora da Fundação Getúlio Vargas; Francisco Gaetani, conselheiro do Instituto República (Brasil) e ex-presidente da ENAP e ex-secretário executivo do Ministério do Planejamento; Guilherme Almeida, diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da ENAP; e Tadeu Barreto, executivo, consultor e mentor nas áreas de estratégia, liderança e gestão de equipes, que atuou como. Foi diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas e coordenador do Programa Estado Para Resultados do Governo de Minas Gerais.

O encontro é direcionado para quatro grupos que incluem servidores da PMSP que buscam inspiração para transformar a gestão municipal; lideranças políticas e gestores de outras cidades que buscam criar equipes de inovação em sua gestão ou governo; equipes de laboratórios e unidades de inovação; além de profissionais do terceiro setor e instituições de ensino e pesquisa envolvidos com essa temática. Estudantes de graduação residentes em São Paulo poderão participar como voluntários do evento em áreas como recepção e sistematização de aprendizados.

O primeiro dia será aberto ao público e vai abordar o engajamento de quem trabalha na gestão pública em processos de mudança. Nos outros dias, as atividades serão voltadas para públicos específicos visando uma abordagem dos contextos internos dos governos com foco em capacitação e troca de conhecimento. Um dos objetivos também é criar experiências de trabalho em que equipes de servidores aprendam a lidar melhor com mudanças.

“Estamos trabalhando para que esses três dias de encontro ofereçam às redes de profissionais com espírito público mais inspirações tanto na agenda de gestão de pessoas quanto na agenda de inovação pública”, reforça Annenberg.

Sobre o (011).lab
(011).lab é o laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo. Criado em 2017, pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, o laboratório é responsável por projetos e experiências orientados para missões que criam condições para a gestão da mudança, trazendo insights de cidadãos para o centro do desenho de políticas públicas e construindo capacidades organizacionais e de equipe para tornar essa mudança sustentável.