Prefeitura de São Paulo e Cebrap firmam parceria para fomentar inovação no poder público

Por meio de edital, Cebrap foi selecionado para sistematizar e registrar oito práticas inovadoras da Prefeitura de São Paulo. Iniciativa faz parte do segundo ciclo do programa CopiCola, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

A Prefeitura de São Paulo e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) firmaram parceria para sistematizar e registrar oito práticas inovadoras no poder público. O objetivo é valorizar a inovação das políticas públicas e garantir a possível replicação dessas experiências em diversos contextos. Essa iniciativa faz parte do segundo ciclo do programa CopiCola, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.


“São três passos importantes: valorizamos as práticas inovadoras, registramos a experiência e criamos condições para que outras áreas possam replicar. Dessa forma, conseguimos criar um ambiente mais propício para a inovação e, consequentemente, isso impacta na melhoria da qualidade do serviço e das políticas públicas para a população”, aponta Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.


No primeiro ciclo, o programa registrou cinco casos de políticas públicas inovadoras – Concurso de Projetos do Mobilab, Zona Azul Digital, Prato Aberto, Empreenda Fácil e Banco de Dados Geográfico – e publicou cinco guias de aplicação dessas práticas que já podem ser replicadas por todos os interessados.


Na Prefeitura de São Paulo, já temos um caso concreto de aplicação dos guias do CopiCola: é o PitchSampa, o programa de inovação aberta para contratar soluções em tecnologia de forma ágil. A equipe utilizou o Guia de Concursos de Projetos do Mobilab como base para pensar novos tipos de contratação de tecnologia para a administração pública; a experiência do caso Empreenda Fácil para autodeclaração dos candidatos na fase inicial com posterior fiscalização, dando agilidade ao processo; e, por fim, a importância do Open Source a partir do Guia do Prato Aberto.


“A parceria com o CEBRAP catalisa o potencial inovador no poder público da maior cidade da América Latina. Além de garantir a difusão de soluções inteligentes internamente, também iniciamos um marco na valorização de práticas inovadoras em âmbito nacional”, reforça Annenberg.


Para o segundo ciclo, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia lançou edital de chamamento público para celebração de termo de colaboração com organização da sociedade civil – que ficou aberto de 2 de março a 11 de abril de 2019. O objetivo era selecionar propostas para a execução de serviços técnicos especializados de pesquisa e sistematização de mais oito casos de inovação realizados na Prefeitura de São Paulo nos últimos cinco anos.


“O Cebrap valoriza muito a disseminação do conhecimento sobre políticas públicas, ainda mais quando estas se mostram abertas e compartilháveis com outras gestões públicas ou organizações da sociedade civil. Estamos muito satisfeitos de trabalhar com a SMIT, pelo segundo ano consecutivo, na pesquisa que registra as práticas inovadoras da Prefeitura de São Paulo no Programa CopiCola”, ressalta Carlos Torres Freire, Diretor Científico do CEBRAP.


A parceria entre Prefeitura de São Paulo e CEBRAP foi oficializada no dia 4 de junho de 2019. Para selecionar os oito casos a serem registrados, novos critérios serão priorizados como a diversidade de temas e secretarias e, principalmente, qual o aspecto inovador a ser replicado pelos demais servidores da Prefeitura.

Sobre o Cebrap

O Cebrap foi criado em 1969, por um grupo de professores de diferentes áreas afastados das universidades pela ditadura militar, para ser um espaço de produção de conhecimento crítico e independente com foco na análise da realidade brasileira. Destaca-se no cenário nacional com pesquisas, publicações e seminários marcados pela multidisciplinaridade, pelo rigor e pelo impacto no debate público.

Sobre o programa CopiCola

O programa CopiCola é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia que busca valorizar as práticas inovadoras no setor público. O objetivo é garantir a difusão de políticas públicas de inovação da Prefeitura de São Paulo, de modo que a experiência possa ser replicada em outras áreas da própria prefeitura e até em outras esferas de governo, organizações da sociedade civil e setores interessados.

Partindo da seleção dos casos, o programa registra todas as etapas que possibilitaram a implantação da política pública inovadora e produz, por fim, um guia para facilitar a replicação da prática em outros contextos.