Telecentros são opções para cadastramento do Bilhete Único

Usuários buscam unidades de inclusão digital para realizar o cadastramento online do Bilhete Único

Os Telecentros são opções para a população realizar o cadastro do Bilhete Único e fazem parte da política de inclusão digital da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo.

Ao longo do mês de maio, a busca pelas unidades do Telecentro da cidade de São Paulo para essa finalidade aumentou sensivelmente. Com 132 unidades distribuídas em todas as regiões, os equipamentos geralmente são integrados a CEUS, Bibliotecas, Centros Culturais, Esportivos e Escolas.

Todas as unidades disponibilizam acesso a computador com internet disponível para a população e agentes mediadores que auxiliam usuários e usuárias na navegação pela rede mundial de computadores.

“Quem precisa [do cadastramento] normalmente são usuários que ainda não possuíam o cadastro. Quem procura para o cadastramento conta com nosso auxílio, quando necessário, para entrar no site da SPTrans; começar a preencher os dados; e imprimir o boleto por aqui também”, explica a Agente de Inclusão Digital, Érika de Souza Guerra, do Telecentro Biblioteca Padré José de Anchieta, em Perus, na zona Norte.

As mudanças nas regras do uso do Bilhete Único, com o objetivo de combater fraudes no sistema, geraram uma maior procura da população pelos serviços dos Telecentros. Segundo as agentes Paloma Rodrigues e Rafaela Lopes, do Telecentro Biblioteca Amadeu Amaral, na zona Sul, as principais demandas são relacionadas ao preenchimento do cadastro. Esse cenário se repetiu também nos telecentros SAMPAV 1, no Itaim Paulista; AEB, no Capão Redondo; e Acdem São Francisco de Assis, em São Miguel Paulista.

São mais de 230 agentes que atuam nos equipamentos e permitem que as pessoas possam qualificar o uso da internet. Além dos Telecentros, também fazem parte da política de inclusão digital da Secretaria a expansão da rede pública de wi-fi e os laboratórios públicos de fabricação digital (FabLabs).

De fato, a procura pelas unidades do Telecentro acontece não apenas por falta de acesso a computadores. A agente Luciana Conceição, Telecentro Biblioteca Lenyra Fraccaroli, na zona Leste, reforça que muita gente foi até a unidade em busca de monitoria. “Eles pedem auxílio porque a maioria não lembra o e-mail que cadastrou, se cadastrou e nem como fazer o cadastro no site. E muitos nem e-mail têm”, completa Conceição.

Vale ressaltar que o processo de recuperação de login e senha não obriga o usuário a informar o e-mail cadastrado. A recuperação do acesso pode ser feita por respostas de três perguntas de segurança relativas a dados pessoais ou por SMS.

Os Telecentros localizados próximos a terminais de ônibus, como é o caso da unidade Castro Alves, em Cidade Tiradentes, na zona Leste, também tiveram papel fundamental nessa procura da população pelo cadastramento. “Aumentou muito a procura de usuários aqui na unidade, demos muito auxílio ao pessoal do terminal [de ônibus]”, relata Tatiana Reis, gestora do Telecentro Castro Alves.

Sobre as mudanças nas regras do Bilhete Único

A São Paulo Transporte (SPTrans) vai mudar as regras para utilização do Bilhete Único em São Paulo. Quem possui um cartão emitido antes de 2014 com saldo do tipo comum superior a R$ 43, deve utilizar os créditos excedentes até 30/09/2019 e continuar com o cartão normalmente, respeitando sempre este valor limite. Quem tiver saldo de Vale-transporte no cartão não precisa se preocupar, a regra vale apenas para crédito do tipo Comum.

A medida tem como objetivo restringir o acesso de fraudadores ao Bilhete Único e a comercialização irregular de créditos e cartões, prática criminosa que onera o sistema municipal de transportes e o cidadão paulistano.

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