Secretário de Inovação e Tecnologia faz visita técnica ao Digilab Affonso Taunay, na Mooca

O secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, esteve na última sexta-feira (20) na subprefeitura da Mooca para uma visita técnica ao Digilab da Biblioteca Affonso Taunay.


O secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, esteve na última sexta-feira (20) na subprefeitura da Mooca para uma visita técnica ao Digilab da Biblioteca Affonso Taunay. Os Digilabs são uma modernização dos Telecentros e funcionam como “laboratórios digitais”, com equipamentos mais modernos, salas multiuso e diversos cursos e oficinas. Eles servem de espaço livre para conectar pessoas, projetos e ideias, garantindo a democratização do acesso à internet e o desenvolvimento humano, econômico e social.
A unidade da zona Leste, que funciona em parceria com o Instituto Tecnológico Impacta, atende grande parte da população em situação de rua que utiliza os albergues da região e frequenta a Biblioteca Affonso Taunay. Atende também jovens interessados em empreendedorismo e pessoas da terceira idade em busca de cursos – contando, para isso, com monitores, agentes de inclusão digital, assistente social e apoio de estudantes de psicologia.
Na visita, o secretário conversou com técnicos e cidadãos que participavam de um curso de empreendedorismo e fez vistoria nos equipamentos, como uma tela que reage ao toque e funciona como quadro-branco, para as aulas, e um teclado adaptado para pessoas com deficiência, com teclas maiores e coloridas e um funcionamento mais intuitivo.
Daniel também participou da formatura de um grupo da melhor idade, cujos membros tinham acabado de completar o curso de introdução à informática no Digilab e recebiam seus certificados. Ao final, o secretário recebeu uma homenagem do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, pelas iniciativas voltadas à terceira idade desenvolvidas pela secretaria.

Saiba mais sobre os Telecentros

A Prefeitura de São Paulo possui 132 Telecentros que realizam, em média, cerca de 164 mil atendimentos mensais. São equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia que utilizam a linguagem digital como elemento básico para o exercício da cidadania.
Todas as unidades disponibilizam acesso a computador com internet para a população e agentes mediadores que auxiliam na navegação pela internet e se dedicam ao letramento digital da população. São espaços para aprender, produzir, consumir e empreender.
Os principais serviços são o uso livre individual ou em grupo, atividades de capacitação com cursos, palestras e oficinas sobre ferramentas digitais, programação e empreendedorismo, atendimento e orientação aos usuários e usuárias dos equipamentos – somados à oferta de espaço de trabalho compartilhado.


Saiba mais e veja a lista de todos os 132 Telecentros de São Paulo clicando aqui