3ª edição da SP MAKER WEEK lançou o I Fórum Brasileiro de FabCity e recebeu mais de 4 mil pessoas

Mais de 250 horas de programação que estimularam discussões sobre como pensar as cidades coletivamente, impactando globalmente e ajudando a torná-las mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes

Mais de quatro mil pessoas participaram da terceira edição da SP MAKER WEEK, evento para explorar o potencial de aplicação das novas tecnologias na construção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes. Uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, a SP MAKER WEEK garantiu 250 horas de programação, 32 horas de transmissão ao vivo, 87 atividades, 25 painéis e mais de 150 palestrantes, painelistas e oficineiros.

O evento contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Inovação e Tecnologia (SMIT), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Relações Internacionais (SMRI), Cultura (SMC), Mobilidade e Transportes (SMT), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e com o Prefeito Bruno Covas.

Foram quatro dias de programação intensa e atividades que buscaram promover discussões e reflexões sobre assuntos da realidade atual, como ciência empreendedora, tecnologia na educação, inclusão, acessibilidade e desenho universal, inteligência artificial, foguetes, dados, cidades mais humanas, entre outros. Além disso, o evento contou com a presença de coletivos makers, empreendedores sociais, alunos das ETECs e escolas municipais, educadores e jovens do programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital (JTFD).

Com quatro trilhas de conhecimento distribuídas na Biblioteca Mario de Andrade e na Hemeroteca, o evento explorou as potencialidades do uso da fabricação digital para a construção de cidades inteligentes e sustentáveis nas seguintes áreas: “Educadores – a educação como solução para melhorar as cidades”, “Fazedores – imersão completa no faça você mesmo”, “Fabrincando – a tecnologia para o desenvolvimento das crianças”, “Futuro do trabalho – impactos da fabricação digital e a 4ª revolução industrial” e “Fabricando cidades – cultura digital transformando as cidades”.

A SP MAKER WEEK 2019 também marcou o lançamento do I Fórum Brasileiro de Fab City, com a presença das cidades brasileiras que aderiram ao desafio global por cidades mais sustentáveis – São Paulo, Sorocaba, Recife, Curitiba e Belo Horizonte – e de Vitória (ES), como convidada especial. Além disso, marcaram presença no Fórum renomados convidados internacionais, como Raquel Peñalosa, presidente do Communautique (Canadá), e Tomas Diez, principal interlocutor do Fab City Global Initiative e diretor do Fab City Barcelona.

Sobre a SP MAKER WEEK

A SP MAKER WEEK é o maior evento de fabricação digital e cidades do Brasil, desde 2017. Iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e da rede FAB LAB LIVRE SP, A terceira edição contou com o apoio das secretarias municipais de Educação, Cultura, Relações Internacionais e Direitos Humanos e Cidadania. Contou, ainda, com a parceria institucional do ITS Brasil e do Instituto Fab Lab Brasil.

Saiba mais em: http://spmakerweek.prefeitura.sp.gov.br/

Sobre a rede FAB LAB LIVRE SP

A rede FAB LAB LIVRE SP é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, é uma das maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo, atualmente possui doze laboratórios de inovação social, estrategicamente distribuídos no território, sendo três na região central e nove nas periferias da cidade, promovendo a inclusão digital das cidadãs e cidadãos paulistanos. Através desses espaços colaborativos e criativos, as usuárias e usuários possuem acesso livre e gratuito, por meio das tecnologias de fabricação digital, para desenvolver suas ideias e projetos. Os cursos e oficinas permitem a criação de (quase) tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou projeto de marcenaria. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos.

Conheça mais sobre a rede FAB LAB LIVRE SP em: fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br

Sobre o Fab City

O Fab City é uma iniciativa global que propõe pensar o futuro das cidades através de uma perspectiva sustentável que considera conceitos como o de economia circular e inovações sociais digitais. A iniciativa é composta por 34 cidades de todo o mundo das quais cinco são brasileiras - São Paulo, Sorocaba, Recife, Curitiba e Belo Horizonte. Por meio da rede FAB LAB LIVRE SP, a cidade já desenvolve projetos alinhados com o conceito de Fab City, tais como: Fabricação de mobiliário para EMEBS (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos) e LEDs (Laboratórios de Educação Digital), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação; Precious Plastic – construção de máquinas para reciclagem de plástico (CEU Três Pontes e CEU Heliópolis); e o Programa de Residência Maker em Habitação (Cidade Tiradentes).