Portas Abertas: Prefeitura de São Paulo difunde a experiência positiva do Descomplica SP

Programa CopiCola realiza visita guiada para apresentar, na prática, o modelo de atendimento presencial Descomplica SP para servidores e servidores da Prefeitura de São Paulo

Servidores da Prefeitura de São Paulo participaram do “Descomplica SP Portas Abertas”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, por meio do laboratório de inovação em governo, (011).lab, que tem por objetivo disseminar as boas práticas em política pública em toda a Prefeitura.

O evento foi realizado em outubro, na unidade de Santana/ Tucuruvi, e reuniu servidores que são líderes de atendimento das mais diversas áreas: atuantes em subprefeituras, gestão, previdência, transportes e licenciamento.

É a primeira vez que servidores de outras áreas de atendimento da Prefeitura de São Paulo realizam visita guiada em uma unidade do Descomplica SP, conversam com atendentes do local e observam o padrão de atendimento. A novidade também está na programação do evento, que não contou apenas com palestra, mas com atividades práticas, que permitiram uma transferência de conhecimento do tipo “aprender fazendo”.

O programa CopiCola permite que o conhecimento e a experiência em políticas públicas exitosas não fiquem restritos às equipes criadoras. Com isso, criamos um ambiente de disseminação de boas práticas, economizando tempo, recurso e evitando retrabalho. Ao difundir o modelo do Descomplica SP, na teoria e na prática, criamos condições para que possa ser aplicado em outras praças de atendimento, por exemplo”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

O CopiCola é uma iniciativa do Laboratório de Inovação em Governo, (011).Lab, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, que visa construir capacidades para inovar por meio da transferência de conhecimento de servidor para servidor, contribuindo para o desenvolvimento da cultura de inovação na Prefeitura de São Paulo.
O Descomplica SP Portas Abertas complementa os esforços do Guia "Como aprimorar o atendimento público ao cidadão?", produzido e lançado pelo programa CopiCola em parceria com o CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Esse material descreve e registra passo-a-passo a experiência do Descomplica SP, permitindo que servidores de outras áreas da prefeitura possam aprender com as experiências compartilhadas e se inspirar para promover mudanças em seus ambientes de trabalho.

“A troca de experiências entre os servidores do Descomplica SP e dos servidores de outras áreas de atendimento da Prefeitura pode inspirar mudanças na forma como os serviços públicos são oferecidos aos cidadãos”, reforça Annenberg.


Sobre o Descomplica SP
O Descomplica SP é uma praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra, em um só lugar, cerca de 300 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, o requerimento do Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, dentre muitos outros, além de contar também com diferentes serviços estaduais e federais em cada unidade.

Com um novo padrão de atendimento ao cidadão, mais ágil, integrado e descentralizado, quatro unidades do programa já operam na Capital: em São Miguel Paulista (zona Leste), Campo Limpo (zona Sul), Santana/Tucuruvi (zona Norte) e Butantã (zona Oeste). Serão oito até 2020.

As principais inovações do Descomplica SP são o Atendimento Lado a Lado e o Descomplica Digital. Ao remover a mesa ou a bancada entre servidor e cidadão, ambos acabam mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência. É uma mudança de perspectiva. Mostra que estamos todos do mesmo lado e que o foco é sempre na excelência do atendimento. Já o Descomplica Digital é um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.