Prefeitura de São Paulo amplia política de dados abertos

Lançamento da Vitrine de APIs irá permitir acesso às bases públicas de forma organizada, integrada e prática pelo portal. Medida fomenta a participação de organizações e startups na gestão participativa da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da secretaria municipal de Inovação e Tecnologia, amplia as políticas de dados abertos e transparência por meio do lançamento da Vitrine de APIS da Cidade de São Paulo – a APILIB. Interface de Programação de Aplicação, significado em português da sigla API*, a medida irá permitir a conexão de sistemas ou aplicações das bases públicas de dados de forma prática, organizada e integrada.

Vinculada às práticas de governo aberto e digital, a iniciativa assegura a participação ativa das organizações da sociedade civil, startups, academia e terceiro setor, além de entidades que atuam em parceria com o município, na gestão da cidade. Por meio do desenvolvimento de ferramentas de processamento, aplicação e visualização destes dados, estas entidades poderão propor novas soluções para os desafios da cidade na educação, na gestão administrativa, na saúde, na infraestrutura urbana, na mobilidade, entre tantos outros segmentos.

“Esta é uma nova forma de interação com a sociedade, que agora está sendo chamada a colaborar conosco. É um marco que amplia as fronteiras de dados abertos e permite a promoção de serviços públicos de excelência. Estamos avançando na construção da São Paulo inteligente - e com foco nas pessoas! – que queremos”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

O lançamento da Vitrine de APIS da Prefeitura de São Paulo busca fomentar a criação de serviços e aplicações que gerem valor público e, nesta primeira fase, apresenta 10 bases de dados: de Compras e Licitações, Dados de Ligações e Reclamações dos Canais SP156, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, Reclamações e Denúncias (PROCON Paulistano), Pedidos de informação protocolados na Prefeitura via e-SIC, Censo Demográ?co (2000 e 2010),Base de dados sobre lentidão por trechos, Olho Vivo da SPTrans, Histórico de Cardápios da Alimentação Escolar e Escola Aberta.

A Vitrine de APIS da Cidade de São Paulo – a APILIB está disponível no site https://apilib.prefeitura.sp.gov.br/store/


*O que é API e como funciona?
A sigla API corresponde, em inglês, a “Application Programming Interface” e significa Interface de Programação de Aplicação. A plataforma integra sistemas com segurança e agilidade no intercâmbio de informações com diferentes linguagens de programação. A Vitrine de APIS funciona como uma ponte que conecta os sistemas ou aplicações que têm objetivos e propósitos diferentes, mas que podem utilizar a mesma base de dados, possibilitando o desenvolvimento de novas ferramentas de processamento, aplicação e visualização destes dados. O APILIB organiza e disponibiliza os dados públicos da Prefeitura de São Paulo em formato de “vitrine”.

Quais os benefícios e impactos?
A Vitrine de APIs representa a maior iniciativa de abertura de dados desta gestão. Tem como objetivos: (a) Incentivar novas políticas de dados e serviços da Prefeitura; (b) Promover a integração de dados da Prefeitura; e (c) Fomentar a criação de serviços e aplicações inovadoras e que gerem valor público.


Quais as vantagens do formato API?
SEGURANÇA: permite a centralização de acesso aos dados, de maneira padronizada e segura; FACILIDADE NO DESENVOLVIMENTO: é o formato/tecnologia mais utilizado na abertura de dados voltada ao desenvolvimento de sistemas; PADRONIZAÇÃO: possibilita o acesso às fontes únicas de informação com integridade e governança de dados assegurados.
 

APIS da 1ª fase da Vitrine: 10 bases de dados

  • Base de Compras e Licitações
  • Dados de Ligações e Reclamações dos Canais SP156 (SMIT)
  • Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)
  • Dados de Reclamações e De núncias (PROCON Paulistano)
  • Pedidos de informação protocolados na Prefeitura via e-SIC
  • Censo Demográ?co (2000 e 2010)
  • Base de dados sobre lentidão por trechos
  • Olho Vivo (SPTrans)
  • Histórico de Cardápios da Alimentação Escolar (SME)
  • Escola Aberta (SME)