Fórum da Prefeitura discute o papel do servidor na Política de Atendimento

Encontro da Coordenadoria de Atendimento mobilizou 45 servidores públicos que lidam diretamente com o cidadão

                    


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), realizou no dia 07 de novembro seu 3º Fórum de Líderes da Política de Atendimento, com profissionais de diversas secretarias que atuam no atendimento direto ao público. Estavam presentes atendentes do Descomplica SP, da Secretaria de Direitos Humanos, de Telecentros, bibliotecas, dentre outros.

O objetivo da atividade foi apresentar um balanço das atividades realizadas ao longo do primeiro ano da Política de Atendimento e dar instruções sobre o segundo diagnóstico anual de atendimento dos órgãos públicos municipais que está sendo realizado pela SMIT. Também foi discutido, através de dinâmicas em grupo, o papel dos líderes no atendimento aos serviços municipais. “A Política de Atendimento, apesar de coordenada pela SMIT, não é exclusividade da Secretaria de Inovação e Tecnologia. O ideal é ela se espalhar por toda a Prefeitura e, nesse momento, a participação e colaboração dos líderes é essencial,” explicou Bruna Pizzolato, Coordenadora de Atendimento ao Cidadão e Inovação em Serviços Públicos.

A servidora Vera Lúcia Rocha, que trabalha no atendimento a pessoas com deficiência no Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) foi uma das participantes: “Nós, do atendimento, precisamos estar supertreinados para melhor orientar as pessoas. Às vezes, alguém vem de muito longe resolver um problema simples, que poderia ser resolvido de casa, pela internet. Mas muita gente tem celular e não sabe mexer muito bem. Nós ajudamos. Sentamos lado a lado, abrimos o site, mostramos onde entra. Não é fácil fazer mudanças na Prefeitura. Mas tem que ser feito”.

Isabel Magalhães, gerente da praça de atendimento da subprefeitura do M’Boi Mirim, concorda: “Além da máquina pública ser muito engessada, muitos funcionários e gestores ainda resistem a mudanças. Mas também não podemos ficar esperando cair do céu. Na subprefeitura, adotamos algumas inovações do programa Descomplica SP, como o Atendimento Lado a Lado e o Descomplica Digital. São ações pequenas, mas que o munícipe reconhece. Eles chegam e dizem ‘Olha, nunca pensei que viria numa subprefeitura e seria tão bem recebido. Não sabia que tal serviço existia na Prefeitura.”

Para Fátima Rodrigues, que trabalha há 12 anos como assistente social da Secretaria de Direitos Humanos, tudo tem a ver com a gestão: “Se tem uma gestão preocupada, com uma vontade de mudar bem forte, o reflexo aparece na ponta. E a população atendida percebe isso”.

A Política de Atendimento ao Cidadão foi instituída pelo decreto 56.426, publicado em setembro de 2018.