Robótica Criativa nas escolas públicas ganha guia para ser ‘copiada’ em toda a Prefeitura de São Paulo

Esse é o 10º guia de boas práticas do programa CopiCola, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, que está disponível publicamente

       

Nessa quinta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia realizou o lançamento do guia “Robótica Criativa na Educação”. Esse é o 10º guia de boas práticas do programa CopiCola que registra e sistematiza experiências exitosas da administração pública. O objetivo é criar condições para que as boas práticas possam ser replicadas em todas as áreas da Prefeitura de São Paulo, outras esferas de governo e setores interessados.

“O CopiCola valoriza as práticas inovadoras da Prefeitura de São Paulo que trazem resultados comprovados para a cidade. A partir disso, criamos as condições para que elas sejam disseminadas em diversas áreas, aumentando a qualidade das políticas públicas implementadas, economizando tempo e recurso público”, afirma Dr Juan Quirós, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Nessa edição, o CopiCola registrou o caso do programa “Robótica Criativa”, da Secretaria Municipal de Educação, que introduziu o ensino de robótica educacional nas escolas públicas municipais. A partir de um processo formativo, o “Robótica Criativa” promoveu o engajamento e desenvolvimento de competências em professores e alunos como criatividade, autonomia e resolução de problemas.

Diante dessa boa prática que, atualmente, já está presente em mais de 500 escolas públicas municipais, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, em parceria com o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), sistematizou toda a experiência e aprendizado dessa iniciativa no guia “Robótica Criativa na Educação”.

Sobre o programa CopiCola
O CopiCola é uma iniciativa do (011).lab – laboratório de inovação em governo, que visa construir capacidades para inovar por meio da transferência de conhecimento de servidor para servidor da Prefeitura de São Paulo. Desde o lançamento do site, em março de 2019, foram disponibilizados guias de 10 iniciativas a serem replicadas. Ao todo, foram 15 órgãos municipais envolvidos no registro e divulgação dos guias, mais de 4500 acessos únicos no site, 450 pessoas capacitadas presencialmente em eventos de lançamento e mais de 500 downloads de materiais.

Conheça os outros casos registrados e preparados para “copiar”:

Concurso de Projetos do MobiLab: inovou na forma de contratar tecnologia, utilizando o instrumento já existente de concurso de projetos para selecionar iniciativas com base no critério de inovação;

Empreenda Fácil: inovou ao simplificar o processo de abertura de empresas, diminuindo de 100 para 5 dias o tempo médio de abertura, e quebrou paradigmas ao priorizar a confiança na autodeclaração do empreendedor.

Zona Azul Digital: inovou não só através do pagamento digital, mas também no edital de chamamento aberto para que as empresas se credenciem para vender cartões;

Prato Aberto: inovou ao dar transparência para o cardápio da merenda escolar com código aberto;

Banco de dados geográficos: inovou ao digitalizar os dados de parcelamento do uso do solo, redefinindo fluxos de trabalho e dando maior agilidade às consultas feitas pelos cidadãos.

Descomplica SP: inovou ao transformar o atendimento presencial ao cidadão, na promoção da cidadania e inclusão digital e social.

Transporte por aplicativo: inovou no modelo de gestão e gerenciamento do uso de transporte por aplicativo pelos servidores.


API do Sistema de Orçamento e Finanças: inovou na abertura de dados públicos complexos com eficiência e autonomia.

Triagem Avançada: inovou na forma de implementar um processo de triagem que economiza recursos e qualifica o serviço público no resgate a animais silvestres.