Digitalização de serviços foi tema do ‘Diálogos’ SMIT

Aberta ao público, conversa abordou estudos de caso e metodologias para avanços no meio digital

Em mais uma edição do Diálogos, realizada no dia 21 de fevereiro pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, foram apresentados projetos de sucesso e os desafios para o tema “Por que digitalizar serviços públicos?”.

 
“É essencial que tenhamos um canal aberto de diálogo com os servidores, para ouvir de quem está na ponta os resultados das ações idealizadas pelas equipes técnicas. A digitalização tem sido um instrumento importante para o avanço e transformação da Prefeitura de São Paulo no que diz respeito ao atendimento do cidadão, conferindo facilidade e agilidade aos processos”, afirmou o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
 
Um deles foi a migração de serviços presenciais, como cartões de estacionamento para Idoso e para pessoa com deficiência e certidão ambiental para o formato digital, no Portal de atendimento SP156. Ao todo, 114 serviços já foram digitalizados até o momento (67 serviços no âmbito do programa de metas 2019-2020).
 
Já o Empreenda Fácil, lançado em maio de 2017, tem uma importante marca: reduziu o tempo necessário para abertura, registro e licenciamento de empresas de baixo risco, antes de mais de 100 dias, para 3,5 dias, aumentando a competitividade da cidade de São Paulo para recepção de novos negócios. 
 
O projeto diminuiu a burocracia com a adoção de um processo inteiramente eletrônico e autodeclaratório, sem necessidade de comparecimento presencial da (o) cidadã (o) em repartições públicas —medidas que reafirmam a confiança em quem deseja empreender.
 
Grupo de pessoas está sentado de frente uns para os outros. Olham um organograma impresso e conversam entre si
 
Divulgação/Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia