Em março, Rede Fab Lab Livre SP tem programação especial de fabricação e tecnologia para mulheres

Objetivo é aproximar mulheres de capacitação e desenvolvimento de projetos de tecnologia

Transformar sacolas plásticas em ecobags, fabricar bancos para vaporização do útero e absorventes reutilizáveis, além de trocar a resistência de chuveiro e consertar vazamentos em torneiras. Essas são algumas das atividades gratuitas que serão oferecidas pela rede Fab Lab Livre SP em março.
 
Os laboratórios de fabricação digital, equipamentos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), oferecem uma programação com ações especiais para o mês da mulher. As oficinas e cursos são gratuitos, e, para algumas atividades, basta levar os materiais necessários.
 
“Iniciativas como essas fortalecem a presença feminina nos FabLabs e incentivam as mulheres a desenvolverem e a executarem ideias inovadoras, ultrapassando as barreiras de gênero”, afirma o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
 
No CCSP, nesta sexta-feira, 6 de março, às 14h, acontece a primeira edição da oficina de Fabricação de Absorventes Reutilizáveis, com a startup Marias de Fábrica, que se repete em outras datas de março.
 
A atividade, exclusiva para mulheres, vai ajudar a fabricar absorventes de baixo custo de produção, menos de R$ 2, que geram uma economia, em média, de R$ 120 por ano para cada mulher, em comparação com absorventes descartáveis. 
 
Além disso, o absorvente dura de 3 a 5 anos, dependendo da conservação, e evita a geração de 440 a 700 absorventes descartáveis, que levarão, cada um, 137 anos para serem decompostos.
 
E também nesta sexta-feira, 06 de março, foi realizada no Centro Cultural Olido a primeira oficina para construção de bancos para vaporização do útero. 
 
A ideia é combinar o aprendizado de técnicas de marcenaria com a os conhecimentos sobre a vaporização, que consiste na exposição da região pélvica sobre o vapor de água preparada com ervas medicinais, com benefícios para a saúde e alívio para cólicas menstruais. 
 
A oficina “Deixa que eu Faço!”, que terá módulos de hidráulica e elétrica, será ministrada por Mariana Pavan, do Agiliza Lab, que possui uma parceria com a rede do Fab Lab Livre SP desde 2019, no CEU Heliópolis, no dia 24 de março. 
 
A ideia é resgatar e explorar habilidades e conhecimentos práticos que facilitam o dia a dia, com ganho de autonomia, e será exclusiva para mulheres. O foco é em reparos de resistências de chuveiros, de tomadas e de torneiras.
 
Para a diretora da rede, Maitê Sanches, a ideia é aproveitar a ocasião para ampliar a participação feminina nos Fab Labs. 
 
“Temas relacionados à tecnologia ainda representam certa barreira para o público feminino, considerando que, atualmente, apenas 40% das nossas usuárias são mulheres. Nosso empenho em melhorar esse quadro está em projetos como a Residência Maker em Habitação, que teve três participantes mulheres, e em iniciativas como a Marcenaria das Minas”, disse Sanches.
 
Os Fab Labs
 
A Prefeitura de São Paulo detém uma das maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo - o programa FabLab Livre SP. Inspirados na filosofia da cultura makerou “faça você mesmo”, os laboratórios são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos. Visite o site e confira a programação completa aqui.