Nova Orientação Técnica ajuda a identificar perfis e competências para o atendimento ao público

Referendados por órgão intersecretarial, documentos aprimoram trabalho de servidores públicos

 A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) aprovou e publicou, em novembro, mais uma Orientação Técnica da Política de Atendimento. O documento, revisto e validado pelo Comitê Municipal de Atendimento ao Cidadão (CMAC), descreve as competências necessárias para servidoras (es) e funcionárias (os) que trabalham com atendimento ao público. 

 
A Construção do documento foi uma parceria entre duas coordenadorias da SMIT: a de Atendimento ao Cidadão e Modernização dos Serviços Públicos (CASP) e a de Atendimento Presencial (CAP), responsável pelo gerenciamento das unidades do programa Descomplica SP, que aproximou o documento do cotidiano da gestão pública.
 
A Orientação aborda os perfis mais frequentes nas praças de atendimento, e quais ações e ferramentas a gestão dessas equipes pode utilizar para cada perfil, visando melhorar a experiência da população na demanda por serviços e a valorização dos profissionais. 
 
A expectativa é que a Orientação Técnica sirva para equipes de atendimento já formadas quanto para qualificar a formação de outras. O objetivo não é apenas abarcar funcionários(as) e servidores(as) da Prefeitura, mas também de empresas terceirizadas pelas Secretarias e Órgãos Municipais.
 
“Documentos como essa nova Orientação Técnica fortalecem a Política de Atendimento ao Cidadão e nos ajudam a montar times e valorizar os profissionais que estão na linha de frente do atendimento na cidade de São Paulo”, disse o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós. 
 
A Orientação mais recente e outras já aprovadas estão disponíveis nos links abaixo: 
 
Orientações Técnicas aprovadas
 
Política de Atendimento