Vitrine de APIs disponibiliza dados do Diário Oficial da Cidade de São Paulo

Interface integra conjunto com informações de educação, administrativas, serviços e transportes

Lançada em novembro de 2019, a vitrine de APIs (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicações) da cidade de São Paulo tem uma nova interface: a dos dados do Diário Oficial da Cidade (DOC). 

 
A nova API do DOC permite o acesso automatizado por máquinas, até então inviável por conta do formato antigo de publicação do documento (PDF). 
 
Os dados são atualizados diariamente, junto com as publicações. O objetivo é facilitar o acesso e o acompanhamento das informações publicadas pelo município e permitir, por meio de soluções criadas com os dados, mais transparência e facilidades para os cidadãos, especialmente em período de pandemia.
 
A Vitrine
 
O desenvolvimento e a gestão da Vitrine (APILIB) são da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), por meio da Coordenadoria de Gestão da Tecnologia de Informação e Comunicação (CGTIC). 
 
A plataforma estrutura os dados a partir de padrões adotados e reconhecidos internacionalmente, redirecionando as requisições das APIs hospedadas nos servidores de cada órgão. 
 
“A Vitrine é aberta e disponível para conexão de qualquer cidadão que tenha algum conhecimento do tema, relacionado com desenvolvimento de softwares”, diz o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
 
O gerenciamento do tráfego de acesso pelos órgãos é feito por ferramentas de monitoramento oferecidas pela plataforma, que aplicam camadas de segurança e performance, aliviando o tráfego direto da API. 
 
Essas funcionalidades permitem mais autonomia aos órgãos, já que a APILIB é baseada no modelo descentralizado do gerenciamento desses relatórios, possibilitando novas publicações pelos órgãos responsáveis.
 
Para a publicação das APIs desenvolvidas no âmbito municipal, deve ser seguida a Portaria nº30/SMIT/2020, de 26 de junho de 2020 e em vigor desde agosto de 2020, que estabelece diretrizes e padroniza a publicidade e a segurança das interfaces.
 
“Todas as interfaces dão acesso a bases de dados reais da Prefeitura de São Paulo, em formato acessível a qualquer desenvolvedor, de forma a ampliar a transparência e a colaboração na construção de políticas públicas mais eficientes”, afirma André Tomiatto, coordenador da CGTIC.
 
Além da recém-incluída interface para o Diário Oficial, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Gestão, o site possui outras 11 opções disponíveis nas áreas de educação, gestão administrativa, infraestrutura urbana e mobilidade, entre outras. Acesse a vitrine aqui.