Inclusão digital e experiência em serviços públicos foram tema no primeiro dia da Campus Party Digital

Edições presenciais foram anunciadas para novembro deste ano e fevereiro de 2022

No primeiro dia de atividades da Campus Party Digital Edition, na quinta-feira (22), equipes da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) apresentaram as experiências práticas do programa Fab Lab Livre SP e da implantação de User Experience (experiência do usuário) na otimização de processos da prefeitura. 

 
No início da tarde, Tonico Novaes, organizador do evento, anunciou as edições presenciais da Campus Party em São Paulo, marcadas para novembro de 2021 e fevereiro do ano que vem.
 
“A inclusão digital é a nova fronteira da inclusão social. Graças aos esforços de vacinação da Prefeitura e do Estado de São Paulo, estes serão dois dos eventos que vão ajudar na retomada da economia, na promoção de empregos e na geração de renda”, disse o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, representando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. 
 
A live teve participação do governador do Estado de São Paulo, João Doria, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, e do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
 
Fabricação e experiência do usuário
 
A programação da SMIT, que apoia a Campus Party Digital Edition, começou pela manhã, com a discussão de iniciativas como o Fab Lab para a aplicação da criatividade, em conjunto com a sociedade, para difundir tecnologia e acessibilidade.
 
Outra apresentação demonstrou a aplicação da tecnologia de User Experience (UX), inglês para experiência do usuário, na configuração da carta de serviços, que abarca 1.100 processos da Prefeitura, incluindo o SP156 e o Descomplica SP. Este repositório busca otimizar o atendimento por meio de registro de serviços, padronização de processos, comunicação próxima e simples com o munícipe, garantindo mais transparência e eficiência. 
 
Final do Demoday
 
Em seguida, o secretário-adjunto de Inovação e Tecnologia, Alexandre Amorim, participou da final do Demoday, uma competição com apresentações de startups que teve na banca Luciano Araújo, um dos diretores de inovação da SMIT. A vencedora foi a People Club, idealizadora de um aplicativo voltado para o mercado B2B e que centraliza benefícios para colaboradores de empresas. 
 
“Junto com essas comunidades engajadas em tecnologia e em modificar a forma de trabalhar e de fazer negócios, tenho certeza de que vamos construir soluções e projetos para uma sociedade melhor”, disse Amorim. 
 
Acompanhe a programação nas redes da SMIT e no canal da Campus Party Brasil no Youtube!