Agente Conecta SP discute inclusão digital em tempos de pandemia

Evento virtual reuniu mais de 200 agentes de inclusão e fabricação digital

Pela primeira vez em edição online, o @GENTE CONECTA SP reuniu mais de 200 agentes de inclusão e fabricação digital e equipes de inovação para uma troca de experiências sobre o trabalho na pandemia. Promovido no dia 28 de julho pela Coordenadoria de Inclusão Digital e Atendimento ao Cidadão da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (CIDAC/SMIT), o evento apresentou diversos avanços de inovação, como a incorporação, apenas em 2020, de mais de 70 serviços ao portal SP156, superando 600 opções disponíveis.  

 
Um dos impactos decorrentes da pandemia de Covid-19, a necessidade por uma maior digitalização de serviços e a inovação na cultura interna de trabalho foram a linha central dos três painéis que compuseram o evento. 
 
"O papel de vocês não é só tecnológico, não é só auxiliar no meio digital. O papel de vocês é de inclusão social, porque hoje a inclusão digital é o único caminho para essa transformação", disse o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós. 
 
Foram destacadas as frentes de ação que buscaram mapear quais serviços oferecidos pelo poder público poderiam ser redesenhados para o formato digital e disponibilizados a todos. No caso do SP156, foram mais de 70 serviços digitalizados desde março do último ano, com destaque para os serviços de emergência, como o atendimento humanizado para mulheres vítimas de violência e o acolhimento de pessoas em situação de rua. 
 
Uma preocupação das equipes, porém, é garantir que a sociedade tenha acesso a esses serviços com apoio dos agentes ou com capacitação para solicitá-los. 
 
Atendimento 
 
Apesar da pandemia e de períodos de suspensão do atendimento presencial, os programas Os Telecentro, FAB LAB LIVRE SP e Descomplica SP promoveram capacitação continuada e, no caso de Telecentros e Fab Labs, cursos e tutoriais a distância. No último mês, os atendimentos e uso de equipamentos têm sido retomados gradualmente, com agendamento prévio obrigatório e protocolos de segurança. 
 
A Política de Atendimento ao Cidadão, coordenada pela SMIT, também foi destaque no webinar. Com o objetivo de padronizar a oferta de serviços e o atendimento em toda a administração municipal, já capacitou mais de 3.138 servidores no último ano.  
 
A íntegra do @GENTE CONECTA SP está disponível no canal da SMIT no Youtube. Para ficar por dentro de todos os serviços oferecidos pela SMIT, acesse nossas redes?e nosso site