SMIT apresenta experiência da certificação digital na Prefeitura de São Paulo em evento internacional

Responsável por emissão e validação de certificados digitais de servidores, Secretaria foi pioneira na implementação

Com a participação da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC/SMIT), a edição de 2021 do CertFórum, maior evento de certificação pública do Brasil, foi realizada virtualmente entre os dias 21 e 23 de setembro e contou com painel sobre o a experiência de implementação na Cidade de São Paulo.


A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia foi representada em mesa on-line do Fórum Mundial de Assinatura Digital, que compôs a programação do evento, pelo servidor Ricardo Olivatto.


Membro da CGTIC e analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ricardo apresentou as etapas do processo de implementação da solução digital.


Em sua apresentação, o servidor pontuou que a Prefeitura de São Paulo foi o primeiro órgão público brasileiro credenciado para emissão de certificados digitais em parceria com a Safeweb, o que representou redução de gastos com aquisição, à época, de R$ 360 mil por ano, além de mais segurança, credibilidade e agilidade para os órgãos municipais na realização de transações virtuais e no atendimento à população.


A CGTIC é a área responsável pela emissão dos certificados digitais da Prefeitura, com mais de 1.200 certificados emitidos para agentes públicos municipais.


O evento foi organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID), pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.


Saiba mais sobre o Certificado Digital na Prefeitura de São Paulo aqui.