Amlurb aplica 140 multas na região do Itaim Bibi

A região do Itaim Bibi recebeu durante a madrugada entre quinta e sexta-feira (08 e 09/03) operação de fiscalização contra as posturas irregulares relacionadas ao lixo. Durante todo o dia agentes vistores da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), vinculada à Secretaria Municipal de Serviços, aplicaram 140 multas em vistorias realizadas na rua João Cachoeira e seu entorno.

De todas as autuações feitas, 115 multas foram aplicadas durante o flagrante da colocação de lixo para a coleta domiciliar fora do horário adequado. De acordo com as regras municipais, o lixo domiciliar deve ser disponibilizado para a coleta em via pública com até duas horas de antecedência à passagem do coletor ou a partir das 18h se o recolhimento for feito no período noturno.

Os Grandes Geradores irregulares também foram alvo da fiscalização e 20 multas foram feitas pelo desrespeito às regras que determinam aos estabelecimentos que produzem mais de 200 litros diários de resíduos a contratarem coleta particular. Pela lei os grandes geradores também devem manter cadastro atualizado em Amlurb e não podem colocar seus resíduos para a coleta em via pública. Além destes autuados, outros 37 estabelecimentos foram identificados como grandes geradores e serão monitorados pelos agentes da Amlurb até o término dos procedimentos de regularização.

Ainda durante a operação houve dois flagrantes de depósito irregular de resíduos em via pública. Também foi aplicada uma multa para caçamba de recolhimento de resíduos da construção civil que apresentava irregularidades, além de dois veículos autuados por transportarem resíduos inadequadamente.

A Amlurb realiza constantes vistorias para a detecção de posturas inadequadas relacionadas ao lixo, principalmente em regiões com maior incidência de reclamações. Nas duas últimas semanas, somente nas regiões dos Jardins e Liberdade foram aplicadas 135 multas por irregularidades constatadas durante as vistorias. É importante que a população colabore colocando os resíduos para a coleta de forma adequada e denunciando descartes clandestinos ou até mesmo caçambas irregulares. As denuncias e consultas podem ser feitas na Central de Atendimento da Prefeitura, pelo telefone 156, ou através do Alô Limpeza, nos telefones 3397-1723 e 3397-1724.