Ilume Revitaliza Luminárias no Bairro da Liberdade

Unidades de iluminação são feitas especialmente para o bairro

O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) iniciou neste mês de junho a substituição de 200 unidades ornamentais de iluminação no bairro da Liberdade com previsão de término para o final do ano. Os trabalhos foram divididos em etapas e a conclusão da primeira fase deve ocorrer já em agosto, substituindo 100 unidades que demandam maior urgência para a troca.

O restante do conjunto de luminárias será substituído gradativamente até o final do ano. As unidades que não serão substituídas mantêm um bom estado de conservação, pois já foram trocadas em 2008 e também receberão lâmpadas de vapor metálico, que são mais eficazes e ressaltam contrastes. Ao todo existem 427 peças no bairro da Liberdade e, atualmente, todas estas contam com lâmpadas de vapor de sódio ou de mercúrio.

As novas unidades que estão em instalação têm vida útil de 30 anos e compreendem o conjunto com três luminárias e seus globos, canga (suporte das luminárias), além do postes. As unidades são feitas de forma artesanal, em material de aço. As cangas têm 1,81 metro de comprimento, 25 centímetros de largura e 27 centímetros de altura. A canga, com o globo instalado, fica a 4,78 metros do chão.

As manutenções continuarão a ser feitas constantemente, inclusive de forma preventiva, o que inclui a pintura de postes e lavagem de globos, além da troca de lâmpadas que apresentarem menor rendimento.

As primeiras luminárias, mais conhecidas como suzuranto, foram instaladas em algumas vias do bairro da Liberdade na década de 1970. As peças, que anteriormente eram de vidro, foram substituídas pelas de polietileno e as mais recentes agora contam com o aço em sua composição. No ano de 1974 concluiu-se a primeira etapa da transformação da Liberdade em Bairro Oriental e de lá para cá o local foi ganhando feições diferentes. Atualmente, tornou-se um centro de referência cultural, com a presença cada vez maior de outros povos do Oriente, como chineses e coreanos.

Vias que terão unidades ornamentais de iluminação substituídas:
rua Galvão Bueno
rua Barão de Iguape
rua da Glória
rua Tomas Gonzaga
viaduto Mie Ken
rua dos Estudantes
viaduto Cidade de Osaka
Beco dos Aflitos
Jardim Oriental
Largo da Pólvora
Praça da Liberdade
rua Américo de Campos
rua Fagundes
rua São Joaquim