Mais de 125 mil pontos de iluminação foram modernizados em São Paulo

Todas as regiões da cidade já foram beneficiadas

 Um dos maiores parques de iluminação pública do mundo, o da cidade de São Paulo, passa por uma grande modernização. Até o mês de outubro, a Secretaria de Serviços, por intermédio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), reformulou 125.203 unidades de iluminação e adicionou outras 14.824 luminárias por toda a cidade, promovendo o aumento nos índices de luminosidade das vias com ganho maior em eficiência energética.

Os trabalhos, iniciados no final de dezembro de 2011, fazem parte de um programa de investimentos que a Prefeitura de São Paulo vem promovendo para a reformulação de 260 mil pontos de iluminação, além do acréscimo de outras 16 mil unidades. A princípio, o Ilume deu prioridade para a renovação de pontos mais antigos e com maior incidência de solicitações para reparos, enquanto as novas instalações são realizadas prioritariamente em regiões periféricas. Todas as 31 subprefeituras já foram atendidas e continuarão a receber melhorias na iluminação de suas vias.

São muitos os locais reformulados ou que receberam novos pontos de iluminação. No centro de São Paulo, toda a região conhecida como “Centro Velho”, delineada pelos Largos de São Bento, São Francisco e a Praça da Sé, ganharam lâmpadas de Vapor Metálico. Na Zona Norte, avenidas como Gustavo Adolfo, Tucuruvi, Olavo Fontoura e a Estrada Turística do Jaraguá são alguns dos locais que servem de exemplo. Na Zona Sul, nova iluminação pode ser vista nas avenidas Engenheiro Alberto Kuhumann, Francisco de Carvalho, do Rio Bonito, Ucrânia, entre outros locais. Nas zonas Leste e Oeste, as avenidas Danfer, Brigadeiro Faria Lima também são exemplos.

Merece também destaque a iluminação com lâmpadas LED da Rua São Bento e a eficientização de 20 túneis e passagens subterrâneas da cidade, com a instalação de 10.440 luminárias dotadas de tecnologia LED.

A remodelação consiste na substituição de lâmpadas de Vapor de Mercúrio, além da troca das luminárias, com a troca dos braços de sustentação e dos reatores, se houver necessidade. Já a ampliação é feita com a instalação de todo o conjunto da luminária, além dos braços de sustentação, cabos, reatores e, em alguns casos, até mesmo postes metálicos.

Tanto nos casos de ampliação, como nos de remodelação, as lâmpadas utilizadas são de Vapor de Sódio, mais intensas e claras que as de Mercúrio. Em alguns locais como praças ou vias de fluxo mais intenso, são empregadas lâmpadas de Vapor Metálico, de luz branca intensa.

Cadastramento da rede

O projeto de reformulação e ampliação da rede de iluminação da capital foi precedido por um complexo trabalho de cadastramento de toda a rede de iluminação da cidade, que se encontra em fase final de execução pelo Ilume. Tal medida já permite um diagnóstico das necessidades do sistema, bem como sua melhoria e expansão. Esta ferramenta provê uma queda significativa nos tempos de análise de viabilidade para a implantação de novos pontos de iluminação e ainda fornece toda a base de dados e mapas necessários para a execução de projetos luminotécnicos e elétricos do sistema, além de permitir um controle mais efetivo do parque luminotécnico da cidade.