Tecnologia Promove a Iluminação do Parque Buenos Aires

Projeto concluído pelo Ilume utiliza luminárias de LED, preservando as características do parque

A tecnologia das luminárias LED também está presente em alguns parques da cidade. O Buenos Aires, localizado no bairro de Higienópolis, recebeu um sistema de iluminação totalmente remodelado, com luminárias de LED, mais modernas e eficientes. Os trabalhos foram executados pela Secretaria de Serviços, através do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), em parceria com a empresa Lâmpadas Golden, doadora das luminárias de LED.
Através da iniciativa dos moradores e freqüentadores do bairro, por meio da Associação Defenda Higienópolis e do Conselho Gestor do Parque, o Ilume desenvolveu um projeto técnico que contemplou a modernização e a troca de luminárias já existentes, além da inclusão de novos pontos de iluminação. A solução passou pela utilização de luminárias de LED e lâmpadas de Vapor Metálico, assim como no Parque Ibirapuera.
Este foi um plano de eficiência luminosa em um ambiente de lazer para a população, a fim de aumentar a utilização do local e propiciar freqüência durante o período noturno com todas as condições de segurança e conforto. O projeto concebe um relevante acréscimo de potência e eficiência energética no novo sistema.

Projeto
O projeto teve como principal desafio inserir a eficiência tecnológica, mantendo as características originais do Parque, tendo em vista que o local é tombado pelo Patrimônio Histórico.
Anteriormente o Buenos Aires possuía 27 postes ornamentais semelhantes aos do centro da cidade, provenientes da época do projeto original do parque, no início do século XX. Essas unidades foram mantidas e as lâmpadas de Vapor de Sódio deram lugar as de Vapor Metálico.
Além das unidades ornamentais, o Parque também possuía um poste de 20 metros de altura com quatro pétalas de lâmpadas e mais quatro postes de 12 metros de altura com três pétalas cada. Todas essas unidades contavam com lâmpadas de Vapor de Sódio e tinham sua iluminação prejudicada pela incidência das árvores. Tais postes foram substituídos por 42 novos de cinco metros e com luminárias de tecnologia LED. O espaço foi otimizado não interferindo nas árvores e nos pássaros.
Ao todo são 85 unidades com 14 KW (kilowatts) instalados, substituindo a 32 unidades com potência instalada de 11 KW. Estima-se um aumento de cinco vezes no nível de iluminamento. O entorno do parque também teve toda sua iluminação reformulada com a modernização de 28 luminárias que receberam lâmpadas de Vapor Metálico.