Sistema Prodam/SMS facilita o cadastramento de animais domésticos

Em 2013 a vida dos paulistanos proprietários de animais domésticos se tornou mais fácil, graças à implantação do Sistema de Informação e Controle de Animais Domésticos (SICAD), desenvolvido pela PRODAM em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

Em operação desde o primeiro semestre deste ano, o SICAD permite que os proprietários de animais realizem nos pets shops e clínicas veterinárias usuárias do sistema, o cadastro dos animais domésticos, o registro da última vacinação e a emissão de carteirinhas dos animais. Antes, esses procedimentos eram realizados apenas nos Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) e nas SUVIS (Supervisões de Vigilância em Saúde). Essas informações também são disponibilizadas imediatamente pela internet para as áreas da Secretaria envolvidas no controle de zoonoses e contribuiu com aperfeiçoamentos para o RGA (Registro Geral de Animais), atendendo a Lei Municipal 13.131/2001, que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos.

O SICAD também simplificou a relação entre a Vigilância em Saúde e as clínicas veterinárias na realização de esterilizações. Como esse procedimento é pago pela Prefeitura, o munícipe interessado em esterilizar seu animal de estimação deve comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses e fazer a solicitação. Antes do SICAD, todo o procedimento de autorização e de confirmação era realizado pelo CCZ. Com o sistema, o CCZ emite o termo de encaminhamento para esterilização, indicando ao proprietário do animal a clínica veterinária mais próxima da casa dele. O munícipe agenda o procedimento diretamente com a clínica, que controla os encaminhamentos diretamente pelo sistema, realiza a esterilização do animal e lança, também pela internet, a confirmação do procedimento cirúrgico. A clínica emite um documento, que é assinado pelo proprietário do animal e que é posteriormente encaminhado ao Centro de Zoonoses para pagamento da esterilização, que tem como trabalho apenas conferir os dados.

As equipes trabalham agora na implementação de mais funcionalidades, que devem ser disponibilizadas em breve, que permitirão ao munícipe realizar pela internet o acompanhamento de diversas informações sobre seu animal doméstico e ao CCZ o controle do comércio de animais.