Prefeitura entrega primeira praça WiFi Livre da cidade

O Pateo do Collegio, marco da fundação da cidade, é o primeiro local a receber o acesso livre WiFi à internet

O prefeito Fernando Haddad entregou hoje, dia 24, às 11h30, a primeira praça do projeto WiFi Livre SP, que disponibilizará acesso a internet por WiFi livre e gratuito em 120 praças da capital espalhadas por todos os 96 distritos da capital. O evento faz parte das comemorações dos 460 anos da cidade de São Paulo.

O primeiro local entregue à população foi o Pateo do Collegio, local simbólico e marco de fundação da cidade de São Paulo.

O acesso pode ser realizado com uso de qualquer dispositivo que possua o sistema de captação WiFi como celulares, tablets, notebooks, ultrabooks etc. O uso é gratuito e não é necessário fazer cadastro para usar o WiFi.

Com o projeto, a Prefeitura também espera aumentar a ocupação dos espaços públicos em São Paulo, ampliar a cidadania por meio do acesso irrestrito à internet e contribuir com o desenvolvimento de ações culturais. Além de atender os paulistanos, o projeto WiFi Livre SP também deve tornar mais fácil a vida dos turistas que visitam a cidade de São Paulo.

Principais características do programa WiFi livre SP

O programa WiFi Livre SP, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços com apoio técnico da PRODAM – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo, possui as seguintes características técnicas:

- Conexão de 512 Kbps efetivos por usuário, para download e upload;
- Qualidade, estabilidade e garantia de banda que contemplem diversos usos da internet, inclusive streaming, voz sobre IP e vídeo;
- Infraestrutura que assegure o acesso à internet por meio de dispositivos de diversos tipos, como smartphones, tablets, notebooks, netbooks;
- Sistema de gestão que permita detectar e evitar possíveis incidentes e cumprir determinações legais e judiciais;
- A neutralidade não pode ser quebrada. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor;
- Medição da estabilidade, disponibilidade e capacidade da banda por meio do SIMET - Sistema de Medição de Tráfego Internet, disponível pela internet para qualquer usuário.