Modernização de sistema de nobreaks foi finalizada com sucesso

Instalação de novos equipamentos garante maior segurança e estabilidade aos sistemas da Prefeitura

O processo de modernização da infraestrutura da PRODAM superou mais uma etapa no último final de semana, com a instalação do nobreak redundante no novo data center da Vila Mariana (Rua Pedro de Toledo). O mesmo trabalho já havia sido realizado em novembro de 2013 no data center da Barra Funda.

Para a instalação do novo equipamento, que garantirá maior estabilidade e segurança a todos os sistemas informatizados da Prefeitura, todos os sistemas ficaram indisponíveis das 22h do dia 22 (sábado) até as 17h30 do dia 23 (domingo). A atividade, que possui um alto grau de complexidade, consumiu das equipes cerca de 20 horas de trabalho ininterrupto para que todos os sistemas estivessem restabelecidos ainda no final de semana. Somente o processo de desligar os equipamentos com segurança e religá-los novamente consome mais de cinco horas. “Não é como desligar um computador em casa. São grandes equipamentos com sistemas complexos que demandam toda uma sequência exata de desligamento e de retomada, com realização de inúmeros testes. Qualquer erro nesse processo pode provocar mau funcionamento e gerar grandes atrasos. Além disso, é comum equipamentos desse tipo apresentarem falhas e bugs quando são religados”, explica Gilberto Ono, gerente de Transição e Serviços da PRODAM.

O serviço, que estava previsto para ser executado até as 15h de domingo, sofreu um pequeno atraso por problemas de cabeamento. “Tínhamos expectativa de terminar antes das 15h, mas durante os testes de energização dos equipamentos e de operação simultânea, um sistema de cabeamento apresentou defeito e teve de ser substituído. O trabalho de identificação do local do defeito e preparação de um novo cabeamento tomou um certo tempo, mas os sistemas foram restabelecidos dentro de uma margem aceitável”, disse Edison Luiz Mazza, do Núcleo Mudanças e Liberações, da Gerência de Transição de Serviços, responsável pela coordenação da operação.

Para Marcelo Pimenta, diretor de Infraestrutura e Tecnologia da PRODAM, o mais importante é o fato de que, apesar de toda a complexidade envolvida no procedimento, tudo foi equacionado de forma adequada graças à pronta atuação das equipes. “É uma operação sempre complexa, sujeita a incidentes, mas as equipes foram competentes em efetivá-la sem prejuízo aos serviços prestados. Sinal que os preparativos e o planejamento foram realizados de forma adequada”.

O diretor de Infraestrutura destaca ainda a importância do trabalho de modernização tecnológica da empresa. “Infraestrutura boa é aquela que ninguém percebe que existe. Infelizmente não é possível melhorar a infraestrutura de uma cidade sem causar certos transtornos, mas estamos seguros que o resultado será muito positivo para administração pública e para os cidadãos”.

Para este ano, estão previstas outras paralisações dos sistemas dentro do projeto de modernização da infraestrutura de TIC. Serão instalados sistemas de telecomunicações redundantes e com maior desempenho, tanto para interligação dos dois data centers, Barra Funda e Vila Mariana, quanto para acesso a internet. Um ambiente em nuvem privada com redundância para os serviços críticos oferecerá garantia de maior disponibilidade e continuidade. “Ainda teremos de fazer outras interrupções, mas como tem sido nosso procedimento, tudo será negociado, comunicado e realizado de forma a causar o menor transtorno possível. Até o final deste ano teremos um ambiente mais seguro e com flexibilidade suficiente para atender as diversas demandas de forma ágil e transparente”, diz Pimenta.