Prodam finaliza 1ª etapa de modernização da infraestrutura de rede e datacenters

Nova sala-cofre com  nobreaks e geradores redundantes e novo link de rede garantirão estabilidade e segurança aos sistemas e à rede de comunicação de dados da Prefeitura

A Prodam finalizou na última semana de março a 1ª etapa do seu processo modernização de infraestrutura de Telecom e datacenters. Com recursos próprios, a empresa triplicou a área da sala-cofre de alta segurança do datacenter da Vila Mariana (Pedro de Toledo), instalou nobreaks redundantes nos datacenters da Vila Mariana e Barra Funda e instalou o link que permitiu fechar o anel principal da Rede Aura, entre o datacenter da Barra e o prédio Martinelli (centro da cidade), ao mesmo tempo criando redundância na interligação dos dois datacenters.

Cada uma dessas melhorias tem objetivos distintos, mas todas somadas garantirão maior capacidade de atendimento das demandas da prefeitura e maior garantia de estabilidade e de segurança para os sistemas informatizados e rede de dados. Veja como cada mudança irá impactar positivamente no dia a dia dos órgãos municipais:

Ampliação da Sala-Cofre do datacenter da Vila Mariana: Sala-cofre é um ambiente de alta-segurança na qual são instalados os principais equipamentos de um datacenter. Como o nome diz, se trata de um verdadeiro cofre, com temperatura, umidade e acesso controlado, além de sistema anti-incêndio e outros equipamentos de estabilidade e segurança. A ampliação da sala-cofre permite a Prodam voltar a oferecer serviços de hospedagem de sistemas críticos da Administração Municipal, que exigem máxima disponibilidade e segurança.

Nobreaks e geradores redundantes: Em caso de parada de energia elétrica, o nobreak tem a finalidade de manter os sistemas operantes até que o gerador entre em operação. Porém, o nobreak é um equipamento eletrônico e como todo equipamento não é imune a problemas e falhas técnicas. Com a instalação do nobreak redundante, em caso de falha do nobreak principal, o redundante assume a energização dos equipamentos. Com isso a chance dos sistemas informatizados da prefeitura pararem por falta de energia elétrica fica minimizada. Foram instalados nobreaks e geradores redundantes em ambos datacenters. 

Link redundante de fechamento da Rede Aura (rede de dados própria da Prefeitura): a topologia antiga da Rede Aura conectava o datacenter da Vila Mariana, ao Edifício Martinelli, que por sua vez distribuía a rede por todos os órgãos municipais instalados no centro da cidade e imediações. Caso ocorresse alguma interrupção entre a ligação do datacenter da Vila Mariana com o edifício Martinelli, a rede era transferida para um sistema de baixa capacidade, causando grande lentidão na rede de dados. Com a instalação do link redundante de 1Gb entre o datacenter da Barra Funda e o Edifício Martinelli fica fechado o anel principal da Rede Aura (Barra Funda – Vila Mariana – Martinelli) caso ocorra alguma interrupção entre qualquer link deste anel o tráfego de informações é automaticamente redirecionado de forma a manter a comunicação e a disponibilidade de todos os serviços. Veja o infográfico AQUI.

PRÓXIMAS ETAPAS

As próximas fases de modernização da infraestrutura da Prodam vão contemplar as seguintes ações:

Melhoria da estrutura da rede de fibra ótica (Rede Aura) nos prédios da administração municipal: serão realizadas melhorias em toda a infraestrutura instalada da rede de fibra ótica nos prédios da administração municipal (20 pontos). Estas melhorias incluem o isolamento dos equipamentos da Rede Aura do restante da rede local dos prédios e acomodação em locais e infraestruturas seguros do ponto de vista ambiental e elétrico. Estas medidas garantirão maior estabilidade e segurança à rede.

Ligação da rede de internet diretamente ao PPT Metro do CGI Br (melhoria na velocidade de acesso à internet): O programa PPT Metro de melhoria do tráfego da internet, conduzido pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), é uma matriz de troca de tráfego para facilitar a conexão entre empresas. Com a conexão da rede municipal ao PPT Metro, boa parte de acessos a sites como Google, UOL, Terra, Yahoo, entre outros será feito diretamente pela rede, sem necessidade de uso de provedor de acesso à internet. Com isso, o tráfego de internet via provedor ficará menor, garantindo maior velocidade de acesso aos demais sites.

Criação da nuvem cidade de São Paulo (cloud computing): o sistema de infraestrutura em nuvem para computação garante maior flexibilidade no provisionamento de recursos para computação, que representa possibilidade de prestar mais e melhores serviços aos clientes com maior segurança. Essa flexibilidade se traduz no atendimento mais rápido das demandas dos clientes.

Implantação da Arquitetura de Sistemas Orientada a Serviços (SOA): essa arquitetura permite que diversos sistemas e programas façam uso comum de diversas bases de dados. Na prática ela funciona como um “tradutor de linguagem de sistemas”, fazendo com que sistemas diferentes possam utilizar a mesma fonte de dados. A arquitetura orientada a serviços também permite melhorar relacionamento entre as áreas que dão suporte tecnológico e as áreas responsáveis pelo negócio da empresa propriamente dito, graças a maior agilidade na implementação de novos serviços e reutilização dos ativos existentes.

Disponibilização aos órgãos públicos dos seguintes serviços (a partir de maio): sistema de comunicação de dados via rádio ponto a ponto ou multiponto; instalação de rede de fibra ótica com infraestrutura complementar; instalação de torres de rádio para transmissão de dados de alta capacidade; instalação de rede wifi nos prédios públicos municipais.