Mímicos alertam motoristas sobre a importância de respeitar e dar preferência aos pedestres

Ação do Dia Internacional do Pedestre tem foco na segurança e será transmitida pelas redes sociais

No Dia Internacional do Pedestre, comemorado na próxima quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promovem ações em três cruzamentos da cidade para conscientizar motoristas sobre a importância de dirigir com atenção, respeitando as sinalizações e leis de trânsito. Mímicos vão exibir aos condutores que estiverem parados nos semáforos informações que evidenciam as tristes consequências de não se respeitar e dar preferência a quem caminha. A ação educativa terá flashes de transmissão ao vivo pelos perfis oficiais da SMT e da Companhia. Conteúdo audiovisual pré-produzido especificamente para a data também será publicado nas redes.

Enquanto estiverem aguardando o tempo de travessia, motoristas serão impactados pela passagem dos mímicos com cartazes que mostrarão o número total de mortes de pedestres em 2018 e as advertências: respeite e proteja o pedestre; você também é pedestre. Entre 10h30 e 11h30, a ação será realizada no cruzamento das avenidas Raimundo Pereira de Magalhães com Mutinga. Entre 12h30 e 13h30, no cruzamento da Av. Tiradentes com a rua João Teodoro. O cruzamento da Av. Rangel Pestana com o Largo da Concórdia recebe os mímicos entre 14h30 e 15h30.

A capital paulista registrou 828 acidentes fatais de trânsito, que vitimaram 849 pessoas, em 2018. Dentre as vítimas, mais de 40% eram pedestres. Em números absolutos, 349 pessoas perderam a vida enquanto caminhavam. Atropelamentos são os acidentes fatais mais frequentes. Nos últimos dez anos, o número de pedestres que perderam a vida por causa da violência no trânsito caiu 48%, de 671, em 2009, para 349, em 2018. Na comparação com 2017, entretanto, houve aumento. Naquele ano foram 331 mortes de pedestres registradas. Uma oscilação de 5%.

Considerando que nenhuma morte no trânsito é aceitável, a Secretaria de Mobilidade e Transportes e a Prefeitura de São Paulo aderiram ao Visão Zero. Criado na Suécia em 1997, esse conceito já é usado como referência para planos de segurança viária de longo prazo em cidades como Nova York, Cidade do México, Bogotá e São Paulo. O Plano de Segurança Viária 2019-2028, elaborado pela Prefeitura, é inspirado nesse conceito.

O Plano de Segurança Viária 2019-2028 prevê uma série de ações dedicadas à proteção do pedestre. Dentre elas está a implementação das Áreas Calmas, Pedestre Seguro e Rotas Escolares Seguras.

 

SERVIÇO:
Dia Internacional do Pedestre

 

Local: Av. Raimundo Pereira de Magalhães X Av. Mutinga
Horário: das 10h30 às 11h30

Local: Av. Tiradentes X Rua João Teodoro
Horário: das 12h30 às 13h30

Local: Av. Rangel Pestana X Largo da Concórdia
Horário: das 14h30 às 15h30

De Secretaria Especial de Comunicação