Capital adere ao Programa de Parcerias do Estado

Iniciativa lançada nesta quinta-feira (22) tem o objetivo de melhorar índices nas áreas de Saúde, Segurança Pública e Educação, contribuindo para a qualidade de vida dos cidadãos

A Prefeitura de São Paulo fará parte do Programa de Parcerias do Governo do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22), no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital. Lançada hoje, a iniciativa foi fomentada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Estado, com o objetivo de apoiar projetos nas áreas de Saúde, Educação e Segurança para melhorar os índices nestas áreas e a qualidade de vida dos cidadãos, contribuindo para o aumento da competitividade do estado todo.

Para estabelecer as ações de atuação do programa, foram analisados 42 indicadores com os objetivos de ampliar o acesso às creches; universalizar o acesso à pré-escola; alavancar a qualidade do Ensino Fundamental 1; reduzir a mortalidade infantil e materna; reduzir a mortalidade prematura por doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplastias (DCNT); além de diminuir roubos e a violência sexual.

“O que vemos aqui é muito importante para que possamos trabalhar em parceria com o governo naquilo que é o essencial. A meta e todos esses índices nos ajudarão a reduzir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida da população mais carente. Quando falamos em reduzir filas, mortalidade, estamos falando em atuar nas cidades, nas regiões e nos bairros mais necessitados”, disse o prefeito Bruno Covas.

O programa de Parcerias permite que cada cidade determine seus projetos prioritários, respeitando suas peculiaridades, para enfrentar os principais desafios em cada área. Para isso, o programa disponibilizou a plataforma digital www.parceriasmunicipais.sp.gov.br, onde os gestores encontram informações sobre as parcerias que foram pactuadas, acompanham o andamento de outros municípios e acessam todo o conteúdo de apoio técnico e metodológico. Até o início da tarde, ao menos 350 prefeitos já haviam confirmado participação no programa.

“É um programa que estimula a descentralização, os objetivos do nosso governo. Isso nos ajudará a recuperar as nossas posições em rankings, como o IDEB, desempenhando um trabalho conjunto, envolvendo toda a nossa rede”, afirmou o governador João Doria.

A ações devem ser desenvolvidas sempre em torno dos cinco pilares do programa: Concentração de esforços nos principais problemas municipais; trabalhos em rede e cooperação regional; aumento de investimentos na infraestrutura municipal; disseminação e compartilhamento de tecnologia e pactuação de resultados. Até o final deste ano, cada prefeitura fará uma lista de iniciativas e cronograma de metas em conjunto com as secretarias estaduais. A primeira avaliação dos planos de metas enviados ao Estado está prevista para abril de 2020.

Foto do painel das parcerias municipais.

De Secretaria Especial de Comunicação