Serviços de vigilância, manejo e zeladoria nos Parques Municipais serão normalizados até amanhã

Decreto que prevê um crédito suplementar de R$ 20.264.648,90 foi assinado pelo prefeito Bruno Covas e publicado no Diário Oficial da Cidade nesta terça-feira (03/09)

Os Serviços de vigilância, manejo e zeladoria nos Parques Municipais serão normalizados até amanhã (04/09). A medida foi possível após a Prefeitura de São Paulo renegociar os contratos com as empresas que executam esses serviços.

Após as tratativas, os serviços nos parques administrados pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) estão sendo retomados nesta terça-feira (03) e estarão totalmente normalizados até quarta-feira (04/09).

Sobre os Parques Municipais

Os 107 Parques Municipais de São Paulo funcionam como uma ferramenta para a preservação da biodiversidade na capital. Os espaços também oferecem áreas para atividades de educação ambiental, contando com cursos e oficinas, além de disponibilizarem outras opções para seus visitantes, como atividades de lazer, prática de esporte, trilhas, lagos e paisagens naturais.

Os parques podem ser:

Urbanos - estão situados dentro da cidade e se caracterizam por proteger trechos de mata dentro do perímetro urbano. Possuem um sistema próprio de administração, portaria, zeladoria e proteção física ao seu redor (ex.: gradis) e um Conselho Gestor, que é consultivo. Seu foco é a proteção da biodiversidade, mas é possível usar suas dependências para o lazer.

Lineares - os parques lineares possuem uma função específica, que é proteger as margens de rios e córregos, e podem oferecer alguns recursos de lazer, de acordo com o espaço disponível. Outra característica é ser geralmente aberto (sem gradis) e com pouca ou nenhuma infraestrutura administrativa.

Naturais - esses parques naturais são Unidades de Conservação (UCs), com o objetivo de proteger e preservar a flora e a fauna silvestre. As UCs podem ser classificadas como Áreas de Proteção Integral (elas ficam 100% fechadas para qualquer tipo de atividade) e as Áreas de Uso Sustentável (que permitem o convívio humano, desde que o manejo seja responsável).

Não conhece o parque municipal mais próximo do seu bairro? Acesse o site da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e saiba mais.

De Secretaria Especial de Comunicação