Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebem elogios por meio da ouvidoria

Agradecimentos e sugestões podem ser registrados na central 156; certificados são fixados na base onde os funcionários atuam

Diariamente, os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atuam no município de São Paulo recebem elogios pelo bom serviço prestado durante os atendimentos. Já precisou do SAMU e foi bem atendido? Elogios e sugestões podem ser registrados por meio da central 156.

Além de elevar a autoestima do profissional, o agradecimento feito pelo paciente atendido ou por algum familiar pode auxiliar o funcionário a se desenvolver ainda mais, aprimorando os pontos em que ainda tem dificuldade.

“Quando os elogios são registrados nós fazemos uma busca para ver quem atendeu esse chamado. A partir disso, cada membro da equipe recebe dois certificados com uma mensagem de agradecimento. Um fica fixado na base onde essa pessoa trabalha e o outro fica com o funcionário elogiado”, explica Julianna Cotrick, da coordenação de enfermagem do SAMU.

O serviço realiza atendimentos de urgência com ambulâncias em qualquer lugar (residências, locais de trabalho e vias públicas). As equipes contam com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

“É gratificante receber esses elogios. Já recebi três. É uma forma de reconhecer que o nosso trabalho está sendo bem feito”, destaca a auxiliar de enfermagem, Jaqueline Costa, que atua no SAMU há 18 anos.

Você sabe como acionar o SAMU?

O 192 é um serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência da Prefeitura de São Paulo. A ligação é gratuita.

O que você deve saber antes de ligar para o 192:

1 - o que aconteceu com o paciente;
2 - endereço - rua, avenida, número, bairro e referência do local da ocorrência;
3 - dados do paciente, como nome, idade e sexo;
4 - o número do telefone de onde você está ligando.

O 192 atende apenas situações de emergências médicas. Não dê trote! Você poderá retardar e prejudicar seriamente outra pessoa que esteja em risco de vida.

Caso o paciente seja socorrido por outros meios, ligue cancelando o pedido.

De Secretaria Especial de Comunicação