Inclusão e moradia são discutidos na conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”

Evento acontece até a próxima sexta-feira (20), na Capital, com o objetivo de expôr os desafios e soluções para a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis

No segundo dia de debates realizados durante a conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, realizado até a próxima sexta-feira (20) na Capital, o secretário municipal de Habitação, João Farias, participou da sessão temática sobre inclusão e moradia acessível. As inscrições para o evento já foram encerradas. Confira a programação completa.

A sessão, realizada na Fundação Bienal no Parque Ibirapuera, na Zona Sul, foi presidida pelo especialista em Urbanismo para a América Latina no Banco Mundial, Horacio Terraza. Também participaram a secretária de Moradia de Belo Horizonte, María Fernandez Caldas, o ministro de Habitação da Argentina e presidente do ProCreAr em Buenos Aires, Ivàn Kerr,e o governador de Abidjan (Costa do Marfim) Beugré Robert Mambe.

Os palestrantes abordaram questões relacionadas à falta de moradia nas grandes cidades provocadas pelo aumento populacional. Foram apresentadas soluções adotadas nas diferentes cidades para o planejamento urbano na construção de unidades habitacionais.

João Farias falou sobre as principais soluções adotadas para enfrentar o déficit de 474 mil unidades habitacionais na Capital. “Estamos reunidos hoje para buscarmos soluções criativas e inovadoras. A escala da população em São Paulo é completamente desproporcional em comparação com o restante das cidades do Brasil. Estamos falando de uma cidade com 12 milhões de habitantes, uma cidade que tem o tamanho de um país, com uma demanda habitacional muito grande”, afirmou.

O secretário também apresentou empreendimentos como o Residencial Sabesp 2, em Heliópolis, o Residencial Safira, na Zona Leste e o Residencial Espanha, na Zona Sul, utilizados para alocar as famílias que estão na fila por moradia. Também destacou importantes projetos como o da Operação Urbana Consorciada Água Branca, a Parceria Público Privada (PPP) da Habitação e o andamento do Programa de Locação Social.

 

Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis
O que a sua cidade está fazendo para catalisar um futuro urbano sustentável para todos? Com o objetivo de concentrar ideias sobre o tema, a cidade de São Paulo recebe a Conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”. O evento acontece até 20 de setembro no Parque Ibirapuera, na Zona Sul, reunindo prefeitos, gestores municipais e especialistas em cidades de todo o Brasil e exterior para o debate de soluções voltadas ao crescimento urbano sustentável. Saiba mais.

De Secretaria Especial de Comunicação