Projeto piloto avalia árvores na região do Jabaquara

Ações contarão com o uso do penetrógrafo, que verifica a situação da árvore por dentro fazendo uma espécie de raio-x; objetivo é evitar a poda desnecessária de espécies centenárias

A Subprefeitura Jabaquara, na Zona Sul, realiza nesta segunda-feira (23) o monitoramento de oito árvores, da espécie Tipuana, na altura do número 100 da Araquém, na Vila Mascote. Para realizar a atividade, foram alugados um aparelho de Raio X específico para árvores, o penetrógrafo, e um ultrassom, chamado de tomógrafo. O objetivo é evitar a poda desnecessária de espécies centenárias.

O prefeito Bruno Covas acompanhou a realização dos serviços e destacou a importância desta ação. “Nós nunca sabemos a quantidade de árvores que deixaram de cair por conta de um trabalho preventivo. Sabemos apenas quantas caíram. De qualquer forma, estamos apostando ainda mais em tecnologia em uma etapa experimental aqui no Jabaquara e dando certo a expectativa é levar esse tipo de análise para outras subprefeituras”, disse.

O equipamento permite que administração municipal avalie tecnicamente as árvores, analisando as condições do tronco. O objetivo da utilização do penetrógrafo e do tomógrafo é realizar um exame detalhado, minimizando os riscos que podem ser causados por quedas de árvores doentes.

“São Paulo tem 650 mil árvores em suas ruas e praças. Por isso a utilização desses equipamentos para fazer uma análise aprofundada da parte interna de cada uma é de extrema importância para verificarmos se a árvore está oca ou comprometida, algo que visualmente não é possível fazer”, disse o subprefeito do Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá.

Os dois instrumentos foram locados por seis meses pela Subprefeitura do Jabaquara, no valor de R$ 17.420,00, para não se limitar às avaliações técnicas, que analisam apenas visualmente as árvores.

Solicitação da poda de árvores
A execução de qualquer serviço em área pública só pode ser realizada por agente da Prefeitura e após avaliação técnica realizada por engenheiro agrônomo ou biólogo da Prefeitura sobre a situação da árvore e a necessidade ou não de algum serviço ser executado nela.

Os munícipes podem solicitar esse tipo de serviço no portal de atendimento SP 156, na central telefônica 156, nas praças de atendimentos das Subprefeituras e nas unidades do Descomplica SP.

Foto de uma das árvores da zona sul que estão sendo avaliadas.

De Secretaria Especial de Comunicação