13ª Conferência Municipal de Assistência Social: uma nova oportunidade para debater e propor políticas púbicas

A etapa regional antecedeu a conferência municipal que ocorrerá de 11 a 13 de novembro na capital

A conferência de assistência social tem como objetivo promover a participação social, avaliar a situação atual da política pública de assistência social e propor diretrizes para o seu aprimoramento. Na cidade de São Paulo, é convocada a cada dois anos e é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A 13ª Conferência Municipal será realizada nos dias 11 e 13 de novembro de 2019, das 8h às 18h, no Club Homs, situado na Avenida Paulista, 735, próximo ao metrô Brigadeiro, e no dia 12, no Espaço Maestro, localizado na Rua Maestro Cardim, 1170.

Por meio da representação de usuários, trabalhadores, organizações da sociedade civil e da gestão municipal, a conferência promove o diálogo em profundidade sobre os desafios das políticas sociais, consolidando propostas no sentido do aprimoramento desse campo.

Neste ano, foi antecedida por 32 pré-conferências regionais realizadas entre os dias 30/09 e 25/10, cobrindo todos os territórios das Supervisões de Assistência Social. Durante esses encontros, foram levantadas 271 propostas no total, divididas entre os seguintes eixos: 

  1. Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado;
  2. Política Pública tem que ter financiamento público;
  3. A participação Popular garante a democracia e o controle da sociedade para a aplicação das instâncias municipal, estadual e federal.

A mobilização nos territórios repercutiu na eleição de 727 delegados e delegadas, representando todos os segmentos do Sistema Único de Assistência Social. São esses participantes que terão direito a voto nas deliberações da Conferência Municipal.

Ressalta-se que a participação na Conferência é aberta a toda a população, que poderá acompanhar os debates em torno dos eixos temáticos definidos. A programação encontra-se disponível na página eletrônica do Conselho Municipal de Assistência Social.

De Secretaria Especial de Comunicação