Virada da Consciência contará com roda de conversa sobre o desafio da mulher negra no mercado de trabalho

Prefeitura integra ações do evento com debates sobre empreendedorismo negro, vagas de emprego e oficinas de orientação ao trabalhador

A Prefeitura de São Paulo levará para a Virada da Consciência na terça-feira (19), em comemoração ao Dia da Consciência Negra, uma roda de conversa sobre o Desafio da Mulher Negra no Mercado de Trabalho. O evento, gratuito, acontecerá na Faculdade Zumbi dos Palmares, das 10h às 12h, com a participação de Flávia Mota, empreendedora da Nó da Nega, Renato Azevedo, da Produção Preta e conselheiro da Comunidade Negra SP e Eliza Gabriel, também conselheira na mesma entidade. O encontro será mediado pela coach, Ana Minuto.

O encontro será uma preparação para o Ideathon, que ocorrerá em dezembro, organizado pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento. A iniciativa é a modalidade selecionada para apresentar alternativas criativas e tecnológicas, que incentivem empreendedores locais a desenvolver soluções inovadoras para desafios enfrentados por mulheres negras no mercado de trabalho.

“Essa importante iniciativa agrega em nossas ações, que já são pensadas para incluir a população negra e, em especial, as mulheres negras que mais sofrem preconceitos e discriminação racial no mercado de trabalho, infelizmente ainda com os menores salários e com poucas oportunidades de alcançar cargos de chefia”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

“Nesse primeiro momento, na roda de conversa, vamos apresentar o Ideathon de dezembro, que terá desafios para incluir mulheres negras, de várias faixas etárias, no mercado de trabalho”, complementa a secretária.

O público contará ainda com atendimento do Cate – Centro de Apoio ao Trabaho e Empreendedorimos que fará cadastro e encaminhamento em mais de 4 mil vagas de emprego. Quem passar pelo local também poderá solicitar a emissão de carteira de trabalho. Para ser atendido é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e número do PIS. Os dois últimos documentos são feitos no ato do atendimento, bastando apresentar uma foto 3x4 atual.

As oficinas do Programa Elabora, da Fundação Paulistana, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, também estarão na grade de programação da 4ª Feira de Profissões da Virada da Consciência, em 19 de novembro, das 10h às 13h. O objetivo do Elabora é ampliar as chances de recolocação profissional dos candidatos a uma vaga de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades diversas, inclusive na elaboração do próprio currículo, na hora de se apresentar em um processo seletivo, além de fomentar o cidadão descobrir e explorar seus pontos positivos.

Sobre a Virada da Consciência

A Virada é um movimento civil, empresarial e acadêmico para promover e fortalecer a diversidade racial como valor positivo, estruturante e integrativo da sociedade brasileira. Por meio de ações sociais, culturais e esportivas, tem o objetivo de promover o fortalecimento e a consolidação da diversidade e da tolerância racial como componente fundamental da construção da dignidade humana. As ações ocorrem de 17 a 20 de novembro em vários locais da capital paulista.

Serviço

4ª Feira das Profissões – Virada da Consciência
Roda de Conversa: Desafio da Mulher Negra no Mercado de Trabalho
Dias: 19 de novembro
Horário: 10h às 20h
Local: Faculdade Zumbi dos Palmares (Avenida Santos Dumont, 843, Entrada pelo Parque Tietê, Luz)
Evento gratuito, sem necessidade de inscrição
Veja a programação completa

De Secretaria Especial de Comunicação