Portas Abertas: Prefeitura difunde a experiência positiva do Descomplica SP

Programa CopiCola realiza visita guiada para apresentar, na prática, o modelo de atendimento presencial Descomplica SP para servidores e servidores da Prefeitura de São Paulo

Onze servidores da Prefeitura de São Paulo participaram do “Descomplica SP Portas Abertas”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, por meio do laboratório de inovação em governo, (011).lab, que tem por objetivo disseminar as boas práticas em política pública em toda a Prefeitura.

O evento foi realizado em outubro, na unidade de Santana/ Tucuruvi, e reuniu servidores que são líderes de atendimento das mais diversas áreas: atuantes em subprefeituras, gestão, previdência, transportes e licenciamento.

É a primeira vez que servidores de outras áreas de atendimento da Prefeitura de São Paulo realizam visita guiada em uma unidade do Descomplica SP, conversam com atendentes do local e observam o padrão de atendimento. A novidade também está na programação do evento, que não contou apenas com palestra, mas com atividades práticas, que permitiram uma transferência de conhecimento do tipo “aprender fazendo”.

“O programa CopiCola permite que o conhecimento e a experiência em políticas públicas exitosas não fiquem restritos às equipes criadoras. Com isso, criamos um ambiente de disseminação de boas práticas, economizando tempo, recurso e evitando retrabalho. Ao difundir o modelo do Descomplica SP, na teoria e na prática, criamos condições para que possa ser aplicado em outras praças de atendimento, por exemplo”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

O CopiCola é uma iniciativa do Laboratório de Inovação em Governo, (011).Lab, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, que visa construir capacidades para inovar por meio da transferência de conhecimento de servidor para servidor, contribuindo para o desenvolvimento da cultura de inovação na Prefeitura de São Paulo.

O Descomplica SP Portas Abertas complementa os esforços do Guia "Como aprimorar o atendimento público ao cidadão?", produzido e lançado pelo programa CopiCola em parceria com o CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Esse material descreve e registra passo-a-passo a experiência do Descomplica SP, permitindo que servidores de outras áreas da prefeitura possam aprender com as experiências compartilhadas e se inspirar para promover mudanças em seus ambientes de trabalho.

“A troca de experiências entre os servidores do Descomplica SP e dos servidores de outras áreas de atendimento da Prefeitura pode inspirar mudanças na forma como os serviços públicos são oferecidos aos cidadãos”, reforça Annenberg.

Sobre o Descomplica SP

O Descomplica SP é uma praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra, em um só lugar, cerca de 300 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único, o requerimento do Seguro Desemprego, a intermediação de mão de obra e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, dentre muitos outros, além de contar também com diferentes serviços estaduais e federais em cada unidade.

Com um novo padrão de atendimento ao cidadão, mais ágil, integrado e descentralizado, quatro unidades do programa já operam na Capital: em São Miguel Paulista (zona Leste), Campo Limpo (zona Sul), Santana/Tucuruvi (zona Norte) e Butantã (zona Oeste). Serão oito até 2020.

As principais inovações do Descomplica SP são o Atendimento Lado a Lado e o Descomplica Digital. Ao remover a mesa ou a bancada entre servidor e cidadão, ambos acabam mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência. É uma mudança de perspectiva. Mostra que estamos todos do mesmo lado e que o foco é sempre na excelência do atendimento. Já o Descomplica Digital é um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.

De Secretaria Especial de Comunicação