Programa municipal de apoio ao artesanato alcança a marca de mil artesãos habilitados na capital

O Mãos e Mentes Paulistanas promove uma série de atividades para fortalecer a geração de renda de empreendedores artesanais e manuais da capital

A Prefeitura lançou em março de 2019 o Mãos e Mentes Paulistanas, programa que tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. Em apenas oito meses de existência, o programa já habilitou mais de mil artesãos e manualistas que vivem e atuam na capital.

“É extremamente gratificante ver que em tão pouco tempo o programa está possibilitando que tantas pessoas participem de eventos e possam gerar renda. E o mais importante, tendo o seu trabalho reconhecido”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Além das feiras que realizamos, o Mãos e Mentes chegou aos maiores eventos de artesanato como a Mega Artesanal e o Salão do Artesanato. Isso possibilita também que o empreendedor artesanal participe de ações e iniciativas que antes não poderia ter acesso”, complementa.

O milésimo artesão habilitado é Juarez da Silva, que trabalha com pintura em tela com colagens de pedrarias, miçangas e tecidos. Para ele, participar do programa é uma oportunidade para divulgar seu trabalho. “O diferencial das minhas pinturas é a ênfase na beleza negra, forma encontrada para elas se sentirem representadas na minha arte. O Programa Mãos e Mentes Paulistanas é muito interessante porque é um meio que dá oportunidade para o artesão mostrar seu trabalho e poder participar mais de feiras e eventos”, destaca.

A primeira ação desenvolvida dentro do programa ocorreu na semana em que se comemora o Dia do Artesanato, celebrado em 19 de março. Para comemorar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Subprefeitura da Sé e o Sindiartes – Sindicato dos Artesãos de São Paulo realizaram de 18 a 22 de março a Feira de Artesanato com mais de 200 expositores na Praça da República.

Após esta data, diversas outras feiras foram realizadas em várias regiões da cidade. O Mãos e Mentes marcou presença também em grandes eventos de artesanato como a Mega Artesanal e o Salão do Artesanato, promovendo o acesso e o reconhecimento do artesanato como uma cultura paulistana.

Seleção de gerenciadora para o Programa

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está selecionando organizações da sociedade civil para se tornar responsável por atividades de implantação, coordenação, operacionalização e gerenciamento do Mãos e Mentes Paulistanas. O programa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos.

A organização vencedora do edital será responsável, pelo período de 24 meses, pela administração do ponto de atendimento do programa, atendimento aos beneficiários, credenciamento, diagnóstico de habilidades e competências, qualificação e mentoria, certificação, conexão com parceiros, apoio em ações da administração pública e pela gestão da informação. Os interessados podem se inscrever presencialmente até 12 de dezembro na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, localizada na Avenida São João, 473, 5º andar, sala 11.

De Secretaria Especial de Comunicação