Prefeitura leva campanha Recicla Sampa para trens da CPTM

Movimento de conscientização sobre a reciclagem dos materiais vai atingir 2,8 milhões de passageiros por dia nas composições da CPTM

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), fechou uma parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para veicular o Recicla Sampa, movimento que visa ampliar a coleta seletiva na cidade de São Paulo.

A campanha pretende impactar em média 2,8 milhões de passageiros por dia útil, que circulam pelas 94 estações, sobre a importância de separar o lixo em dois: comum e reciclável. Os conteúdos já estão disponíveis em todos os painéis digitais dos vagões da CPTM.

Por meio da conscientização e disponibilização de informações e serviços aos paulistanos, o Movimento Recicla Sampa pretende colaborar com a mudança de hábito das pessoas, especialmente na separação do lixo dentro das residências. Apenas 7% do potencial de reciclagem presente nos resíduos domiciliares na cidade é aproveitado. Além das consequências ambientais e do custo elevado de transporte e descarte de todo esse material, a baixa adesão ao serviço prejudica a geração de emprego e renda para famílias dos trabalhadores de reciclagem da cidade, já que toda a renda obtida com a venda dos materiais reciclados coletados vai diretamente para as cooperativas habilitadas.

Atualmente, o Movimento Recicla Sampa também está presente no sistema de balsas da Represa Billings, por onde circulam mensalmente cerca de 48 mil passageiros e já foi veiculado no Aeroporto de Congonhas, por onde transitam aproximadamente 80 mil pessoas por dia. A campanha também está no metrô.

Sobre o Recicla Sampa

O Movimento Recicla Sampa foi criado para promover o aumento da quantidade de materiais recicláveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista.

A plataforma, lançada em fevereiro deste ano, é resultado da parceria entre Loga e EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, e conta com o apoio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela regulação dos contratos de limpeza.

De Secretaria Especial de Comunicação