Férias: São Paulo oferece atividades para o público infanto-juvenil

Equipamentos da Prefeitura têm opções gratuitas de lazer, esporte e cultura em todas as regiões da capital.

O mês de janeiro também é o período das férias escolares. Pensando em opções de lazer, cultura e esporte para a criançada, a rede de equipamentos municipais oferece diferentes atividades gratuitas destinadas ao público infanto-juvenil.

Para aproveitar os dias quentes, as 27 piscinas municipais são ótimas opções de lazer. A cidade de São Paulo oferece piscinas de vários tamanhos e profundidades, desde infantil até semiolímpica e olímpica. Todas contam com a supervisão de salva-vidas capacitados para garantir a segurança da população. O horário de funcionamento das piscinas é das 08h às 17h ou das 09h às 18h, de terça a domingo (às segundas-feiras os equipamentos ficam fechados para manutenção). Para usufruir de tudo o que o Centro Esportivo Municipal oferece é preciso fazer a carteirinha. Confira as dicas, normas, funcionamento e os Centros Esportivos mais próximo da sua residência.

Pensando na acessibilidade, a Prefeitura de São Paulo reformou mais de 20 elevadores de piscinas municipais de centros esportivos. A melhoria permite que as pessoas com deficiência possam frequentar os parques aquáticos durante este verão. Conheça os locais.

Para quem gosta de praticar esporte, a partir de janeiro o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa oferece vagas para crianças e adolescentes que desejam participar de uma formação, desenvolvimento e treinamento esportivo de modalidades esportivas olímpicas de alto rendimento. Os interessados devem participar de seletivas (peneiras). Saiba as datas e modalidades.

Nos centros culturais e teatros, a programação inclui atrações das mais diversas linguagens, como circo, teatro, contação de histórias e encontros carnavalescos. Um dos destaques da programação é o “Sabadão Olido com Bloco Folia de Bonequins”. Com a proposta de incentivar o “brincar nas ruas” da cidade para crianças de todas as idades, o Folia de Bonequins é um bloco de carnaval focado em bonecos. O cortejo já teve uma pré-programação ao longo do ano, por meio de oficinas e atividades de construção de bonecos para levá-los ao cortejo. O Folia conta também com a banda e a bateria Bonequins, que comandam a música, misturando vários ritmos e estilos. O “Sabadão” ocorre no dia 18 de janeiro, no Centro Cultural Olido. Confira a programação completa

Os parques municipais também oferecem oficinas, plantios, música, trilhas e outras atrações. O Parque Ibirapuera, por exemplo, oferece atividades variadas, como a visita guiada pelo planetário Professor Aristóteles Orsini, que acontecerá no domingo (8) das 13h40 às 15h. Veja mais atrações do Ibirapuera.

Também vale destacar as brincadeiras, apresentações teatrais, passeios e oficinas que prometem agitar crianças e adolescentes na 38ª edição do Programa Recreio nas Férias, que acontecerá entre os dias 13 e 24 de janeiro de 2020. As atividades são voltadas a crianças e jovens entre 4 e 14 anos que estão passando as férias na cidade de São Paulo. A próxima edição terá como tema: “Brincadeira é coisa séria!”. Ao todo, serão 53 polos distribuídos em diversas regiões da cidade e a ação deve envolver cerca de 20 mil crianças e adolescentes. Confira a relação dos polos

Para participar do Recreio nas Férias, não é preciso ser aluno de uma escola municipal, basta se inscrever em um dos polos levando autorização assinada pelos responsáveis. As inscrições estão abertas nos polos até o preenchimento das vagas

Leia também:
Parque Ibirapuera oferece atividades variadas nas programações fixa e mensal
Recreio nas Férias trará atividades gratuitas para cerca de 20 mil crianças e adolescentes
Piscinas da Prefeitura estão entre as opções de lazer para as férias
Prefeitura reforma elevadores para pessoas com deficiência em 29 clubes municipais
Centro Olímpico divulga as datas das peneiras das modalidades esportivas em 2020
Confira o funcionamento dos serviços municipais durante as festas de fim de ano

De Secretaria Especial de Comunicação