Um ano de vitórias para o futebol feminino do Centro Olímpico

Equipe de equipamento mantido pela Prefeitura é referência na modalidade e colecionou títulos e convocações em 2019

O Brasil sempre foi considerado o país do futebol. Mas quando se trata do futebol feminino, os desafios ainda são grandes. As dificuldades das atletas que sonham em jogar futebol são inúmeras, como salários baixos, falta de investimentos, lugares para treinamento, calendário e horários dos jogos. O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), da Prefeitura, trabalha para virar esse jogo. Hoje, é o único equipamento com equipe Sub-11 do país em que as meninas treinam de graça. O trabalho desenvolvido também tornou as categorias Sub-13 e Sub-15 referência nacional no futebol feminino mantido com recursos públicos.

O futebol do Centro Olímpico existe há oito anos e mais de 500 meninas passaram pelo projeto, que é reconhecido dentro e fora do país. Mais de 80 atletas foram convocadas para Seleção Brasileira. Entre elas, Maria Eduarda, Ravena Araújo e Raissa Ferreira e Gabriella Soares, que hoje fazem parte do time Sub-15 do COTP. O técnico Lucas Piccinato, que comanda o time de futebol feminino Sub-17 do São Paulo, e Arthur Elias, comandante do time do Corinthians, se enfrentaram na final do Campeonato Paulista Sub-17 deste ano e ambos tiveram passagens pelo Centro Olímpico.

Em 2018, o COTP fez uma parceria com a equipe do São Paulo F.C. na categoria Sub-17. O sucesso foi tão grande que o Tricolor Paulista resolveu montar um elenco só com essas meninas e levou as jogadoras do Centro Olímpico e a comissão técnica para o Morumbi.

De Secretaria Especial de Comunicação