História do telescópio é abordada em evento da UMAPAZ

Invenção do aparelho e a sua utilização desde Galileu Galilei serão tema do evento Contação de História.

O primeiro instrumento para a observação de objetos a distância foi construído em 1608, pelo fabricante de lentes holandês Hans Lippershey. O conceito da peça era a utilização de um tubo com lentes, para fins bélicos, uma função muito diferente da que conhecemos. A notícia da criação de Lippershey logo chegou até o astrónomo italiano Galileu Galilei. Em 1609, Galilei já apresentava diversas versões do aparelho, criadas por ele a partir de experimentações e polimento de vidro.
Galileu Galilei é considerado o primeiro homem a usar um telescópio para fins astronômicos. Seu equipamento também é conhecido como luneta. No início do século XVII, utilizando o instrumento, Galilei descobriu diversos fenômenos celestes, como manchas solares, as crateras e o relevo lunar, as fases de Vênus e os principais satélites de Júpiter. Esse processo deu início a uma nova fase de observação astronômica, na qual o telescópio passou a ser o principal instrumento.
A invenção do telescópio e sua utilização serão marcadas como um dos principais episódios da história da ciência. A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), promove uma sessão de contação de história sobre o telescópio. Nessa atividade, com a ajuda dos telescópios em exposição no hall do planetário do Carmo, serão abordados os principais tipos e como a luz e estes instrumentos fascinantes funcionam.

SERVIÇO
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: A HISTÓRIA DOS TELESCÓPIOS
Data
: 24 de janeiro (sexta)
Horário: 15h50 às 16h50
Local: Saguão do Planetário Prof. Acácio Riberi (Carmo)
Endereço: Rua John Speers, 137, Itaquera (Parque do Carmo)
Telefone: (11) 2522-4669.
Inscrições: A atividade é aberta sem necessidade de inscrição

De Secretaria Especial de Comunicação