Conselho Municipal de Imigrantes participa de reunião na Prefeitura de São Paulo

Grupo tem a finalidade de contribuir com os direitos dos imigrantes que vivem na cidade de São Paulo.

Discutir políticas públicas e trocar experiências para imigrantes na capital paulista. O secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, participou de uma reunião com o Conselho Municipal de Imigrantes (CMI), na última sexta (10). Durante o encontro, o grupo trocou informações e experiências sobre as atividades do Conselho e as políticas públicas para imigrantes na cidade de São Paulo.

O Conselho tem a finalidade de discutir e contribuir com os direitos dos imigrantes e apoiar a comunidade que vive em São Paulo. O órgão consultivo conta com 32 representantes, que se reúnem semanalmente para contribuir com as políticas públicas de apoio ao imigrante no município. “Marcada por sua diversidade e formada por 114 nacionalidades, São Paulo se destaca como a única cidade do país que possui um conselho voltado para os direitos da comunidade imigrante, onde eles podem votar e escolher as pessoas que devem representar seus direitos nas decisões do poder público municipal”, explica o Menezes.

A representante Yao Na Kim destaca a importância de representar os imigrantes. “Há pessoas que vieram para São Paulo há mais de cinquenta anos e votaram pela primeira vez em São Paulo apenas durante a eleição do Conselho”, explica. “A política pública participativa é fundamental para o planejamento urbano e o espaço de organização social”, finaliza a Assessora do Conselho, Luciana Elena Vázquez.


A reunião também contou com a presença da Coordenadora do Conselho, Jennifer Anyuli Pacheco Alvarez; do Coordenador de Relações Internacionais, Rodrigo Massi; da Coordenadora Internacional Bilateral, Elizabeth Affonso; do Assessor Internacional Bilateral, Francisco Denes; da Assessora Internacional Multilateral, Bruna Manna; do Estagiário Internacional Multilateral, Lucas Caim.

De Secretaria Especial de Comunicação