Eleição dos representantes do Conselho de Políticas para Imigrantes acontece em maio

Estão aptas à candidatura todas as pessoas físicas imigrantes, coletivos, associações e organizações de imigrantes ou de apoio aos imigrantes.

Com o objetivo de contribuir com os direitos e o apoio ao imigrante em São Paulo, o Conselho Municipal de Imigrantes (CMI) está com as inscrições abertas para as candidaturas dos representantes das comunidades estrangeiras presentes na cidade. A votação acontece em maio e os representantes estarão à frente do órgão consultivo durante o biênio 2020/2022.

O Conselho foi criado após a 1º Conferência Municipal de Políticas Públicas para os Imigrantes, que aconteceu em 2017 com a finalidade de contribuir para o debate sobre imigração em São Paulo e discutir propostas de políticas públicas para a população imigrante e suas famílias.

“O Conselho é uma porta de entrada para que os imigrantes se sintam amparados diante do que precisam. Se antes o imigrante não sabia onde procurar isso, agora ele já sabe. A sensação de fazer parte de uma cidade e ter seus direitos valorizados é muito importante para qualquer um”, explica a representante Yao Na Kim.

De acordo com Yao Na Kim, a realização da 2º Conferência foi a atividade mais marcante durante seu mandato. “É necessário participar do conselho como imigrante e defender os direitos das nacionalidades presentes na cidade como um todo. O Conselho não tem idade padrão e nem cultura única. O dia a dia de fazer reuniões e pautas para eleger prioridades é um desafio, porque estamos falando sobre os direitos de haitianos, bolivianos, coreanos, japoneses e de pessoas que nem sempre falam português”, completa Yao Na Kim.

Podem se candidatar todas as pessoas físicas imigrantes, coletivos, associações e organizações de imigrantes ou de apoio aos imigrantes. Obtenha mais informações.

De Secretaria Especial de Comunicação