Prefeitura promove semana de mobilização contra a Dengue

Agentes de saúde da capital levam vão à estações e terminais de transporte para orientar os paulistanos sobre o combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e SPTrans realizará, de segunda (27) a sexta-feira (31) a semana de mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti. As ações serão orientadas pela Coordenadoria de Vigilância e Saúde (Covisa) do município e terão cunho educativo com o objetivo de alertar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito transmissor de doenças como a dengue.

Das 9h às 13h, técnicos das Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) estarão nas estações para distribuição de materiais gráficos e encenações lúdicas. O espaço também contará com uma mesa com objetos que podem acumular água e servir de criadouro do mosquito.

Na segunda-feira, a ação acontece nas estações Jabaquara (EMTU), Tatuapé (metrô) e Autódromo (CPTM). Na terça-feira (28), além do Jabaquara, os agentes estarão nas estações Brooklin, Tatuapé, República e Sé, do Metro, e Itaquera e Aurora, da CPTM. A ação segue no Jabaquara na quarta-feira (29) e também nas estações Tatuapé, Giovani Gronchi, Sé e Santana, do Metrô. Na quinta-feira (30) a mobilização será no Terminal Varginha, da SPTrans, estação São Miguel, da CPTM, Pinheiros e Butantã, do Metrô. Na sexta-feira (31), último dia da ação, os agentes estarão nas estações Campo Limpo e República, do Metrô. Confira abaixo:

Tabela com os dias, horários, local e ações de mobilização contra a dengue.

Ação preventiva

Prevendo novo ciclo de maior incidência, a Prefeitura antecipou as ações de combate, lançando o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, em novembro de 2018. As diretrizes do plano resultaram na capacitação de 11 mil agentes públicos que atuam no combate ao mosquito transmissor no ano de 2018 e a visita de mais 3.658.663 de imóveis ao longo de 2019. No ano de 2020 tivemos 41.490 visitas, até o dia 13 de janeiro.

No ano de 2019, houve atualização na capacitação de 3.620 profissionais, estes profissionais são responsáveis por aplicar e multiplicar nos seus serviços estes conhecimentos. As atividades preventivas incluem a visita em residências e pontos estratégicos, como ferro-velho, cemitérios e borracharias, com o objetivo de reduzir o número de criadouros, orientar e estimular os responsáveis pelos imóveis a adotar cuidados visando a eliminação de criadouros do Aedes aegypti.

No ano passado foram confirmados 16.880 casos de dengue, 1 caso de Chikungunya, que também é transmitida pelo Aedes. Em 2020, até 14 de janeiro, foram confirmadas 16 ocorrências de dengue.

O Município de São Paulo realiza constantemente atividades de vigilância e controle vetorial do Aedes aegypti. É importante destacar que essas ações, voltadas para o combate à dengue, se estendem para todas as Arboviroses como Chikungunya, zika e para a prevenção da urbanização da febre amarela, ou seja, para que não volte a ser transmitida na cidade pelo Aedes aegypti.

De Secretaria Especial de Comunicação