Projeto em parceria com a Secretaria da Cultura busca levar a sétima arte para espaços públicos

A ideia é promover sessões de cinema em Centros de Acolhida, Centros POP e Hospitais.

Com o objetivo de expandir a experiência cinematográfica para além dos grandes centros urbanos, o Instituto Qtal vem promovendo exibições gratuitas de filmes em serviços conveniados com a Secretaria de Assistência Social (SMADS). O projeto existe desde 2016 e é uma parceria do Instituto com a SP Cine e a Secretaria Municipal de Cultura.

“Nós buscamos levar até as pessoas a inclusão social e cultural, proporcionando uma experiência mais próxima de uma sala de cinema convencional. Além da telona de LED, levamos uma estrutura completa com cadeiras, pipoqueira, e tambores cheios de gelo para o refrigerante, servidos à vontade”, conta a coordenadora de Comunicação do Instituto Qtal, Fernanda Lopes.

As exibições já ocorreram em vários locais, como os Centros Temporários de Acolhimento (CTA’s) Parque Novo Mundo, Brás, Prates II, Santana e Raio de Luz, e os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP) Mooca e Santana.

O projeto para esse ano é expandir ainda mais a iniciativa e realizar projetos com o Centro POP Vila Maria, CTA Prates I, Hospital do Servidor Público Municipal e o Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia. Entre os filmes que já foram exibidos estão “Tim Maia, Não há Nada Igual”, “Minha Mãe é uma Peça 2”, “Uma Quase Dupla: Em Ação Contra a Chatice” e “Turma da Mônica: Laços”.

A próxima exibição será do filme “Eu, Tu, Eles” e está programada para o dia 25/01 na Praça da Sé, às 18h e será aberta ao público. A intenção é reforçar o fato de que o cinema deve ser acessível a todos, para isso, um telão será montado em frente à catedral e haverá distribuição de pipoca e refrigerante.

De Secretaria Especial de Comunicação