Prefeitura anuncia primeira Oficina Escola de Órtese e Prótese

Serviço oferecerá cursos gratuitos de cuidado e manutenção de cadeira de rodas, órteses e próteses, capacitando profissionais da rede municipal e cuidadores dos pacientes.

A Prefeitura de São Paulo inaugura nesta sexta-feira (31), a primeira Oficina Escola de Órteses e Próteses do município. O evento será às 8h, na Rua Castro Alves, 151, em frente ao Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). A primeira turma de capacitação será do HSPM e a primeira aula será ministrada já nesta sexta para os oito profissionais selecionados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

A Oficina Escola de Órtese e Prótese oferecerá cursos gratuitos sobre o cuidado e a manutenção de cadeira de rodas, prescrição de órtese e prótese e orientação aos cuidadores de pacientes e a profissionais de cinco hospitais da rede municipal de saúde.

Além do HSPM, o Hospital Municipal Jabaquara, o de Ermelino Matarazzo, Hospital do Campo Limpo e do Tatuapé participam da capacitação dirigida a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e médicos que atuam nessas unidades. Os 33 Centros Especializados em Reabilitação (CER) também terão vagas nos cursos da Oficina Escola. Até o final do ano, 95 profissionais da rede municipal devem ser capacitados.

A iniciativa pretende dar sustentabilidade às tecnologias da reabilitação. Ou seja, sabendo manusear corretamente e fazer a manutenção das próteses e órteses, os equipamentos têm maior durabilidade, reduzindo os custos e a necessidade de troca.

Essa parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMS, da Associação para a Educação, Esporte, Empreendedorismo e Direitos dos Pacientes da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas (AEDREHC), associação formada por ex-pacientes da Rede Lucy Montoro, recebe o apoio do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para reabilitação.

A Prefeitura de São Paulo cedeu o espaço para a instalação da unidade de capacitação e a AEDREHC será responsável pelos equipamentos, como a impressora 3D para confecção de próteses e órteses, e os profissionais que ministrarão as capacitações. O conteúdo dos cursos é de responsabilidade dos profissionais da Rede Lucy Montoro.

O curso de cuidado e manutenção de cadeira de rodas será voltado para pacientes, cuidadores, técnicos de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção (OPM), além de profissionais encarregados pela manutenção de equipamentos médicos.

A capacitação em prescrição de OPM, para médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ampliará a possibilidade de prescrição de próteses e órteses. Todos os cursos receberão certificado emitido pela AEDREHC. A Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC), a Oficina Escola planeja, ainda, o curso profissionalizante de órtese e prótese para o município.

SERVIÇO:

Inauguração da Oficina Escola de Órtese e Prótese

Data: 31/01/2019

Horário: 8h

Endereço: Rua Castro Alves, 151 – Aclimação.

De Secretaria Especial de Comunicação