São Paulo sedia a BIO2020, prévia para a COP15 na China

Iniciativa do governo estadual e do ICLEI América Latina contou com a presença da SVMA em solenidade de abertura.

Os esforços da cidade de São Paulo na área ambiental foram apresentados durante a “BIO2020: Perspectivas Brasileiras para o Marco Pós-2020 da Biodiversidade”, promovido pelo ICLEI América do Sul, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Governo do Estado de São Paulo, pela Regions4 e pela Iniciativa “Post 2020 Biodiversity Framework – EU Support”.

Na agenda desta quarta-feira (5), foi realizada o XVIII Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente - CB27, seguido do lançamento do ICLEI Innovation, projeto desenvolvido em parceria com organismos internacionais, como Houer e Publicae com o objetivo de fomentar startups de impacto que ofereçam soluções inteligentes para a gestão da sustentabilidade nas cidades. O evento foi realizado na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da SVMA.

Protagonismo

Ao discursar durante a abertura do CB27, o Chefe de Gabinete da SVMA, Rodrigo Ravena, exemplificou o trabalho de dois setores da pasta (UMAPAZ, em Educação Ambiental, e o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), na preservação da Fauna Silvestre). Garantiu que São Paulo realiza um forte movimento de alinhamento internacional, fazendo valer o que foi pactuado no sentido de garantir a preservação, mitigar os efeitos do crescimento urbano e das mudanças climáticas.

“O exercício da nossa cidade é tornar-se mais verde, mais habitável, mais resiliente e mais sustentável. Aprovamos diversos Planos Verdes e o nosso índice de biodiversidade informa que possuímos mais pássaros que Portugal e Chile. Ele também informa que temos 40% de cobertura vegetal, sendo ¾ disso de Mata Atlântica. Investimos nas parcerias para trazer o setor privado para este movimento de preservação. São Paulo tem problemas do século 18 e desafios do século 21. Continuaremos buscando soluções baseadas na natureza, para sua preservação e conservação”, afirmou Ravena.

Foto da sala onde se reuniram as autoridades para o XVIII Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente.

De Secretaria Especial de Comunicação