Sehab participa de Workshop Internacional sobre projetos urbanos em regiões centrais com foco na habitação de interesse social

Contato com experiências bem sucedidas na área de habitação é fundamental para a SEHAB conseguir atender o maior número de pessoas.

Nesta terça-feira (4), especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de órgãos públicos da França, apresentaram experiências francesas em projetos urbanos com foco em habitação de interesse social e locação social. O objetivo do encontro é subsidiar politicas públicas a partir de experiências bem sucedidas. O evento faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e o BID, coordenado pela São Paulo Urbanismo (SP Urbanismo).

Foto da mesa com os participantes do workshop internacional sobre projetos urbanos em regiões centrais com foco na habitação de interesse social.

“Em 2020, por meio do novo programa habitacional, o Pode Entrar, iremos investir mais de R$60 milhões em locação social, requalificando alguns prédios da região central de São Paulo. Por isso, o contato com experiências bem sucedidas nessa área é fundamental para conseguirmos atender o maior número de pessoas”, falou o secretário municipal de habitação, João Farias.

Conforme a apresentação, moradia social é prioridade na França, e exemplos na cidade de Lille foram apresentados durante o encontro. Lille é a quarta maior cidade da França e a maior do norte do país. A sua proximidade com a Bélgica, Alemanha e Inglaterra fazem de Lille importante ligação com a Europa do norte.

Foto da mesa com os participantes do workshop internacional sobre projetos urbanos em regiões centrais com foco na habitação de interesse social.

Uma medida adotada pela cidade no segmento habitacional está relacionada a medidas inovadoras de financiamento habitacional, como concessões à iniciativa privada por até 70 anos de áreas públicas, com contrapartida do município. Também existem projetos urbanos e ambientais para retrofit.

Durante o encontro, a equipe técnica da Sehab participou de um debate com participação das equipes da Cohab-SP, Desenvolvimento Urbano e SP Urbanismo.

Também participaram do workshop os secretários municipais Fernando Chucre, de Desenvolvimento Urbano; e José Armênio, presidente da SP Urbanismo.

De Secretaria Especial de Comunicação